[weglot_switcher]

É jovem e quer abrir a sua primeira conta bancária?

Um grande número de bancos oferece contas para jovens, em regra até aos 25 anos, isentando de comissões de manutenção. Mas deve estar atento, depois desta data, para a possível cobrança.
10 Novembro 2023, 07h45

Um grande número de bancos oferece contas para jovens, em regra até aos 25 anos, isentando de comissões de manutenção. Mas deve estar atento, depois desta data, para a possível cobrança.

Antes de abrir a conta peça a FIN- Ficha de Informação Normalizada, que deve ser fornecida por qualquer banco e que permite comparar condições aplicáveis. Compare custos associados (ex. º comissão de abertura, anuidade dos cartões, transferências) e taxas de juro aplicáveis (ex. º nos créditos e depósitos/investimentos financeiros), optando pelo mais favorável.

Por onde começar?

Há bancos que exigem um saldo inicial, pelo que deverá juntar algum dinheiro para abrir a conta. Poderá ser uma conta poupança com entregas fixas regulares, que permitirão desde cedo adquirir hábitos saudáveis de poupança e obrigarão a alguma disciplina e compromisso, através da definição de objetivos de poupança mensal.

Não se deixe levar pelas aparências.

Lá porque os seus amigos, ou os seus pais, têm conta aberta naquele banco, não quer dizer que seja o melhor para si. Escolha o banco mais adequado ao seu perfil e necessidades.

Banca digital ou com agência próxima de casa?

Hoje pode optar por abrir conta sem sair de casa e com garantia de segurança. Quase todos os bancos oferecem um conjunto de serviços através de aplicações que poderá utilizar para consulta e efetuar transações.

Lembre-se: A conta bancária encoraja bons hábitos financeiros. Consulte regularmente o extrato mensal, controle o saldo da conta e promova a poupança!

Informe-se connosco.

Conte com o apoio da DECO MADEIRA através do número de telefone 968 800 489/291 146 520, do endereço eletrónico deco.madeira@deco.pt. Pode também marcar atendimento via Skype. Siga-nos nas redes sociais Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, Youtube e no nosso site DECO!

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.