Diz quem sabe que é um fenómeno com efeitos e sensações mágicas. A Lua tapa o sol, que deixa de ser visível. Milhões de pessoas vão acompanhar o eclipse solar total, mas os Estados Unidos são o ‘spot’ privilegiado já que o fenómeno raro vai cruzar o país de costa a costa. Os americanos já esgotaram os óculos adequados para assistir ao fenómeno, reservaram voos para áreas onde o eclipse será total, e escolheram os melhores quartos de hotel para observar a escuridão. Além destes, que programaram tudo ao milímetro, há todos os outros que não vão querer perder o fenómeno, onde quer que estejam. E esses minutos raros de escuridão total, em que as estrelas brilham e os pássaros param, a economia para.
De acordo com a Reuters, aquele momento em que os trabalhadores americanos se levantam para esticar as pernas, e saem do local de trabalho para assistir ao fenómeno que vai durar cerca de dois minutos e meio, na realidade vai durar 20 minutos e roubar quase 600 milhões de euros em produtividade às empresas dos Estados Unidos, estima a Challenger, Gray & Christmas. A empresa de outplacement nota que a estimativa de custos é muito conservadora, já que muitos americanos investiram em óculos especiais, vão-se demorar nos seus telescópios e muitos tiraram, mesmo, o 21 de agosto para fazer um fim-de-semana prolongado.
A empresa sedeada em Chicago estima que 87 milhões de pessoas vão estar a trabalhar durante o eclipse solar total e que serão poucos aqueles que não vão parar tudo para ver aquela maravilha celestial que estará a acontecer lá em cima.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com