[weglot_switcher]

Economia do Reino Unido com crescimento inesperado no 4º trimestre

Crescimento de dezembro refletiu um desempenho robusto do grande setor de serviços; em 2024 como um todo, o PIB total cresceu 0,9%.
Reino Unido
13 Fevereiro 2025, 15h50

A economia do Reino Unido cresceu inesperadamente 0,1% no último trimestre do ano passado, mostram dados oficiais dados a conhecer esta quinta-feira, oferecendo um pouco de alívio em relação ao quadro económico enfrentado pela ministra das Finanças, Rachel Reeves, embora os desafios de longo prazo permaneçam, segundo os analistas.

Os analistas previam que o Produto Interno Bruto britânico encolheria 0,1% no período em análise, mas o trimestre foi impulsionado por um crescimento mais forte que o esperado de 0,4% em dezembro.

Em 2024 como um todo, o PIB total cresceu 0,9%, após expansão de 0,4% em 2023. Porém, ajustado a uma população crescente, a produção nacional per capita caiu 0,1% no ano passado, destacando a pressão contínua sobre os padrões de vida e as finanças públicas.

“Uma surpresa agradável, mas ainda não estamos fora de perigo. Sob a superfície desses últimos números, a procura doméstica por meio do consumo e do investimento empresarial foi mais fraca do que o esperado”, disse Scott Gardner, da Nutmeg, uma gestora de fortunas, citado pela agência Reuters.

O crescimento de dezembro refletiu um desempenho robusto do grande setor de serviços do Reino Unido, com o comércio, distribuidores de filmes, pubs e bares a conhecerem sensíveis melhorias, assim como os fabricantes de máquinas e as empresas farmacêuticas, informou o Gabinete de Estatísticas Nacionais.

Entretanto, os números apontam também para que o crescimento foi igualmente suportado nos gastos do governo e num provável aumento temporário nos stocks das empresas, enquanto o investimento empresarial caiu 3,2% no trimestre e os gastos das famílias permaneceram estáveis. A queda no investimento empresarial foi impulsionada por equipamentos de transporte, um componente volátil que já tinha sido forte no terceiro trimestre.

Recorde-se que, na semana passada, o Banco da Inglaterra reduziu para metade a sua previsão de crescimento em 2025 para 0,75%, embora outros analistas continuem mais otimistas.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.