[weglot_switcher]

Economia espanhola cresce 3,1% e supera expectativas

Em cadeia, o PIB de Espanha apresentou um crescimento de 0,8% entre abril e junho. Mercado esperava crescimento mais moderado.
27 Setembro 2024, 08h59

A economia de Espanha continua em bom ritmo. Depois de uma redução da inflação, vem o crescimento económico, apoiado em todos os motores: o PIB espanhol cresceu, em termos homólogos, 3,1% no segundo trimestre, sendo o maior crescimento anual desde o primeiro trimestre de 2023.

Em cadeia, o PIB de Espanha apresentou um crescimento de 0,8% entre abril e junho. O mercado tinha chegado a um consenso de 0,5%, pelo que o crescimento superou as expectativas e provou que está a crescer a um ritmo mais acelerado que o esperado.

Segundo os dados do instituto nacional de estatística espanhol, a procura interna e externa contribuíram positivamente para o crescimento trimestral e homólogo. No segundo trimestre, todos os motores da economia contribuíram para o crescimento: indústria subiu 1,1%, construção aumentou 0,6%, serviços aceleraram 1,2%. A única exceção vai para o segmento primário, que apresentou uma queda trimestral de 2,9%.

As horas trabalhadas cresceram 2,4% em termos homólogos e o emprego cresceu 2,1%, dando um impulso ao mercado de trabalho.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.