[weglot_switcher]

Pedidos de asilo a Portugal aumentaram quase 30% em 2022, realça chefe de missão da OIM Portugal

Em 2022, aumentaram os pedidos de asilo a Portugal em cerca de 29% totalizando 1991 solicitações. Destes, a 593 foi concedido o estatuto de refugiado e a cerca de 57 o estatuto de proteção subsidiária. Apesar dos números serem positivos para Portugal, Vasco Malta, chefe de missão da Organização Internacional para as Migrações (OIM) Portugal, revela em entrevista ao JE que “é sempre possível fazer mais”.
2 Agosto 2023, 07h30

No ano passado, a Europa recebeu 966 mil pedidos de asilo, o número mais alto desde 2016. A crise migratória continua assim a pesar na agenda de Bruxelas e os Estados-membros não encontram consenso quanto às políticas a seguir.

Desde o combate firme às redes de traficantes que promovem a imigração ilegal, à criação de vias legais e seguras que permitam a quem foge chegar a solo europeu e pedir asilo, a pluralidade de visões dificulta o consenso entre os Estados-membros e as soluções são adiadas.

Vasco Malta, chefe de missão da Organização Internacional para as Migrações (OIM) Portugal, revela em entrevista ao JE que “é sempre possível fazer mais”.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.