[weglot_switcher]

Edição limitada de colheita centenária da JMF vai a leilão

Vinho centenário, limitado e raro, o Moscatel Superior de Setúbal 1924, é a estrela do leilão a realizar no dia 17 de outubro na Casa Museu da José Maria da Fonseca, em Vila Nogueira de Azeitão.
16 Outubro 2024, 07h30

O mais antigo produtor de Moscatel, José Maria da Fonseca, faz 190 anos e nada mais simbólico do que “brincar” com a data assinalando-a com o lançamento de uma edição limitada e numerada de 190 garrafas de Moscatel Superior de Setúbal 1924. E para que nada escape aos mais incautos, refira-se que o mesmo foi produzido com os métodos e técnicas adotados por José Maria da Fonseca quando fundou a empresa, em 1834.

Das 190 garrafas, 100 vão a leilão no dia 17 de outubro, na Casa Museu da José Maria da Fonseca, em Vila Nogueira de Azeitão, e não estarão sós. Também será leiloado um total de 36 lotes, entre os quais se contam outras colheitas antigas de Moscatel de Setúbal de anos como 1928, 1934, 1945, 1960 e 1962.

O leilão desta colheita centenária, com aroma a frutos secos, mel, especiarias e um final de boca praticamente “infinito”, visa celebrar os 190 anos da JMF e reforçar o compromisso da empresa na “preservação do património cultural e histórico na produção de vinhos únicos, com destaque para os Moscatéis de Setúbal”, salienta António Maria Soares Franco, na qualidade de coCEO, e pertencente à sétima geração da família.

Os néctares a licitar incluem, ainda, um Moscatel de Setúbal Edição Comemorativa SL Benfica Bicampeonato Europeu 1961-62, que integra uma garrafa de Moscatel de Setúbal Superior 1961 e uma garrafa de Moscatel de Setúbal Superior 1962. A derradeira licitação será a de uma garrafa do especialíssimo Apótheose Bastardinho, cuja produção está limitada a 40 garrafas, razão pela qual é vendida apenas em leilão e ao ritmo de uma por ano.

Tal como comenta António Maria Soares Franco, “como empresa herdeira deste património, temos o dever não só de preservar, mas também de partilhar, sendo os leilões um momento único de partilha, interação e valorização.” Assim, o momento em causa será também uma oportunidade para celebrar este lançamento único com um jantar nas Caves da JMF, limitado a 100 lugares, antecedendo o leilão.  A inscrição no jantar e a participação no leilão, que está a cargo do Palácio do Correio Velho, tem um valor de 100 euros.

As reservas devem ser feitas para:
Telma Teixeira | telma.teixeira@jmfonseca.pt

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.