A EDP – Energias do Brasil, detida em 51% pela EDP-Energias de Portugal, obteve, em leilão, quatro lotes de concessão para a construção e operação de linhas de transporte de electricidade com uma extensão total de 1.184 quilómetros, incluindo três sub-estações, anunciou a energética, em comunicado divulgado no site da CMVM.
As concessões situam-se nos estados brasileiros do Maranhão (dois lotes), São Paulo/Minas Gerais e Santa Catarina/Rio Grande do Sul, adiantou.
O investimento total ascende a 3 mil milhões de reais (cerca de 887,4 milhões de euros), dos quais 95% a executar no período de 2019 a 2021. A receita regulada anual para os quatro lotes é de 474 milhões de reais (cerca de 140,2 milhões de euros), actualizada à taxa de inflação, acrescentou a empresa.
Um dos lotes, situado nos estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul e cujo investimento ascende a 1,1 mil milhões de reais (cerca de 325,4 milhões de euros), será desenvolvido em parceria pela EDP Brasil e pela Centrais Elétricas de Santa Catarina S.A. (Celesc), com a Celesc a deter uma participação de 10% no projecto.
O financiamento dos projectos considera a contratação de dívida a longo-prazo (com prazos de até 14 anos) com o BNDES, e uma alavancagem financeira média de 80%. O retorno médio estimado dos capitais próprios, em termos reais, situa-se no intervalo entre 12% a 14%, acrescentou a EDP.
“O resultado deste leilão reforça a presença da EDP Brasil no negócio de transporte de electricidade, diversificando a sua actividade ao longo da cadeia de valor do sector, com retorno adequado e risco controlado”, concluiu a EDP.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com