A EDP colocou em operação uma nova central solar de grande escala em Chiaramonte Gulfi, na Sicília. A central, com uma capacidade instalada de 70,5 MWp, irá gerar aproximadamente 117 GWh de eletricidade por ano.
O projeto Chiaramonte reforça a Itália como um mercado central de crescimento para a estratégia global de renováveis da EDP.
“Com 70,5 MWp de capacidade instalada, o projeto deverá gerar cerca de 117 GWh por ano, energia suficiente para abastecer mais de 44 mil famílias e evitar aproximadamente 44 mil toneladas de CO₂ anuais”, refere a empresa portuguesa de energia.
A região beneficia de elevada irradiação solar, permitindo maximizar a produção e reduzir riscos operacionais através de um design avançado e de uma integração eficiente na rede. Com um pipeline seguro de cerca de 2,5 GW no país, a EDP consolida a sua posição como o maior investidor internacional no setor das energias renováveis em Itália e reafirma o seu compromisso com a aceleração da transição energética.
A Itália é uma peça-chave na estratégia global de crescimento da EDP porquê? Porque a empresa dispõe de um pipeline seguro de cerca de 2,5 GW de capacidade renovável no país, confirmando sua liderança como o maior investidor internacional no setor de energias renováveis em Itália.
“A entrada em operação da nossa nova central solar na Sicília é mais do que uma conquista local; é um marco estratégico para a EDP a nível global. Itália é um dos nossos mercados centrais de crescimento, combinando fundamentos sólidos com metas climáticas ambiciosas. Ao investir em projetos de grande escala como o Chiaramonte, estamos não só a apoiar a transição energética do país, mas também a criar valor a longo prazo para as comunidades e a reforçar a posição da EDP como líder global em renováveis”, afirmou Roberto Pasqua, Diretor Executivo para o Sul e Leste da Europa na EDP Renováveis, citado no comunicado.
A EDP entrou no mercado italiano em 2010 através da EDP Renováveis (EDPR), inicialmente com foco na energia eólica e, mais tarde, diversificando para a energia solar. Em 2019, a EDP expandiu-se também através da EDP Energia Italia, oferecendo soluções de energia distribuída a clientes corporativos, com cerca de 150 MWp de capacidade contratada e mais de 1.400 instalações.
Desde 2010, a EDP instalou aproximadamente 1 GW de capacidade solar e eólica em Itália, com investimentos totais superiores a mil milhões de euros, uma demonstração clara do compromisso de longo prazo da empresa com o mercado italiano e do seu papel na estratégia global de crescimento da EDP.
A empresa liderada por Miguel Stilwell d’ Andrade explica que “o setor das renováveis em Itália continua a acelerar, com quase 42 GW de capacidade fotovoltaica instalada e 4,8 GW de nova capacidade solar adicionada entre janeiro e outubro de 2025”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com