[weglot_switcher]

EDP: combinação de energia eólica e solar melhora produção em 60% em Espanha

Este parque, que está localizado em Ávila, teve inicialmente um cariz eólico e com uma capacidade de 14,5 MW, tendo entretanto alcançado uma hibridização com uma capacidade total de 28,75 MW.
5 Setembro 2025, 21h24

A hibridização do parque Cruz de Hierro, em Ávila (Espanha) – com produção de energia fotovoltaica e eólica – permitiu à EDP aumentar a sua produção energética em 60% face aos anos em que o parque não permitia a combinação das duas fontes de energia.

A energética portuguesa, cujos responsáveis têm vindo a defender que a hibridização é umas principais vias de crescimento das energias renováveis “porque permite acelerar a entrada em operação de maior capacidade renovável, sem necessidade de esperar longas tramitações de novos projetos”.

Este parque, que está localizado em Ávila, teve inicialmente um cariz eólico e com uma capacidade de 14,5 MW, tendo entretanto alcançado uma hibridização com uma capacidade total de 28,75 MW. “Historicamente, a produção eólica alcança uma média anual de 30 GWh, aos quais agora se somam 19 GWh adicionais gerados por um parque solar entre julho de 2024 e junho de 2025, consolidando o complexo como um modelo de aproveitamento híbrido no sector energético”, assinala a EDP em comunicado.

“Este primeiro ano de funcionamento híbrido confirma o enorme potencial deste modelo. A hibridização não apenas permite gerar mais energia limpa mas também fá-lo de forma mais estável e eficiente, maximizando o aproveitamento dos recursos renováveis”, acrescenta.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.