A EDP Ventures investiu em 2019 o valor anual mais alto de sempre em startups: mais de 6 milhões de euros. O braço de capital de risco da EDP, criado há cerca de 12 anos, tem agora um histórico de investimento de 36 milhões de euros em 34 micro e pequenas empresas ligadas a redes inteligentes, inovação digital, mobilidade elétrica, entre outros.
Só no ano passado, a energética nacional fez 16 operações de venture capital em cinco países – Portugal, Espanha, Holanda, Brasil e Israel –, tendo apostado nas portuguesas Effizency, Drivit e Hypelabs, nas holandesas Energyworx e Net2Grid ou nas brasileiras Dom Rock, Fractal e Voltbrás.
Porém, a empresa liderada por António Mexia fez também o seu primeiro exit a 100% (venda total da participação), na startup israelita Presenso. A empresa em causa desenvolveu uma solução de machine learning para manutenção preditiva de ativos, o que motivou o investimento por parte da EDP em março de 2019, mas o valor nunca foi revelado. Segundo Luís Manuel, administrador da EDP Inovação, esta saída da sua ex-participada “permitiu um retorno financeiro bastante atrativo” à multinacional.
Em comunicado divulgado esta terça-feira, a EDP Ventures avança ainda que tem 5 milhões de euros disponíveis para lançar um veículo de investimento em Espanha este ano, em colaboração com entidades públicas nacionais e regionais, como o Centro para o Desenvolvimento Tecnológico Industrial (CDTI) e o Governo regional das Astúrias para coinvestimento, com quem já contratualizou este objetivo.
“[2019] Foi um ano excelente ao nível da nossa atividade de investimentos. Temos mais oito startups portuguesas no portefólio, o que demonstra a qualidade do ecossistema nacional e a aposta contínua da EDP. Iniciámos a atividade de investimento com equipa local dedicada no Brasil e lançámos as bases para fazer o mesmo em Espanha a partir de 2020”, afirma Luís Manuel.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com