A EDP juntou-se à Cepsa no maior projeto de hidrogénio verde da Europa, em Algeciras, na Andaluzia, num acordo que pretende desenvolver até um gigawatt neste campo e prevê outras explorações energéticas.
A empresa nacional confirmou esta segunda-feira a informação num comunicado de imprensa, onde fazia saber que irá agora com a Cepsa trabalhar “em conjunto na produção de hidrogénio verde em grande escala na Baía de Algeciras, na região da Andaluzia, em Espanha”. Este projeto, apelidado de ‘Vale Andaluz do Hidrogénio Verde’, pretende converter as antigas refinarias da Cepsa naquela região num centro de produção de hidrogénio verde, que seria o maior da Europa.
“O acordo inclui também o fornecimento de eletricidade de origem renovável e a possível colaboração para produzir combustíveis marítimos sustentáveis”, acrescenta a comunicação da EDP.
O projeto da Cepsa foi anunciado no final do ano passado e prevê investimentos de três mil milhões de euros para a produção de até 300 milhões de toneladas de hidrogénio verde por ano, além de criar mil postos de trabalho diretos e cerca de 10 mil indiretos, estima a empresa.
“Tanto a EDP como a Cepsa, empresas com uma presença significativa na Baía de Algeciras e um forte compromisso com a comunidade local, têm como prioridade a descarbonização da economia e procuram através deste acordo maximizar as complementaridades e sinergias do seu conhecimento do sector, das suas capacidades técnicas e da proximidade das suas instalações”, remata a EDP.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com