EDP Renováveis e Jerónimo Martins animam PSI-20

As ações das duas empresas valorizaram mais de 3%, enquanto os CTT subiram cerca de 2%, num quadro europeu pintado de ‘verde’. Apesar da sessão amena na Europa, a bolsa de Frankfurt viu-se penalizada pelo tombo de 13% da farmacêutica Bayer

A bolsa de Lisboa fechou a sessão desta quinta-feira em terreno positivo, com o principal índice bolsista nacional a terminar as negociações com uma subida de 0,96%, para os 4.106,16 pontos, mantendo os ganhos registados ontem e acompanhando as congéneres europeias.

A liderar os ganhos no PSI-20 esteve a EDP Renováveis, que disparou 3,68% para 14,66 euros. O ‘peso-pesado’ Jerónimo Martins também subiu mais de 3% (3,67%) para 14,14 euros, ao passo que os CTT – Correios de Portugal valorizaram 2,38% para 2,58 euros.

A performance dos demais índices europeus foi semelhante durante o dia de hoje. O espanhol IBEX 35 fechou com uma subida de 0,23%, o francês CAC 40 ganhou 0,43%, o britânico FTSE 100 subiu 0,25%, o holandês AEX avançou 0,52% e o italiano FTSE MIB somou 0,28%. O Euro Stoxx 50 ficou marcado por uma valorização ligeira de 0,01%.

“No plano macroeconómico foi revelado que a atividade industrial na zona euro acelerou o ritmo de expansão em setembro, contrastando com uma desaceleração nos Estados Unidos. Os investidores estão a aguardar pelo desfecho das conversações entre o secretário do Tesouro norte-americano, Steven Mnuchin, e Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Representantes, sobre um novo plano de estímulo económico”, explica Ramiro Loureiro, trader do Millennium bcp, numa nota de mercado.

Só o alemão DAX perdeu 0,04%. Apesar da sessão amena na Europa, a bolsa de Frankfurt viu-se penalizada pelo tombo de 13% da farmacêutica Bayer, depois de ter emitido um profit warning que levou a cortes por parte de várias casas de investimento.

“Pelo lado negativo, tivemos novos atrasos na vacina contra a Covid-19. A Moderna veio referir que não conseguirá concluir o processo de aprovação antes das eleições norte-americanas. No entanto, isto já está, em grande medida, descontado”, salientam os analistas do Bankinter, em research.

Em relação ao mercado petrolífero, o preço do ‘ouro negro’ está novamente a cair. O valor do petróleo WTI, produzido no Texas, tomba 5,22% para 38,11 dólares por barril, enquanto a cotação do barril de Brent está a valorizar 4,40% para 40,44 dólares. Quanto ao mercado cambial, o euro valoriza 0,27% face ao dólar, para 1,1750 dólares, e a libra perde 0,20% face à moeda dos Estados Unidos, para 1,2891 dólares.

Ler mais

Recomendadas

Wall Street fecha em alta graças à economia e às tecnológicas

A taxa de crescimento da maior economia do mundo surpreendeu os investidores. O crescimento do PIB e os resultados das empresas Facebook, Alphabet, Amazon e Apple puxaram pela bolsa de Nova Iorque que fechou em alta apesar da nova vaga da pandemia.

EDP desiste do processo contra o Estado na CESE. Custos superam probabilidade de sucesso

A energética anunciou ainda que vai pedir a Bruxelas a análise da conformidade relativamente ao futuro do mecanismo de financiamento da Tarifa Social. “A EDP não questiona a existência da Tarifa Social em si mesma, com cujo propósito concorda, mas não pode, atendendo à evolução do respectivo regime, conformar-se com os termos de financiamento”.

Lucro da EDP desce 8% para 422 milhões de euros nos nove meses

A energética salientou que prejuízo em Portugal foi de 23 milhões de euros, numa sequência de perdas que começou em 2018. A nível do grupo, o EBITDA – lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização – recuou 2% para 2.625 milhões de euros
Comentários