[weglot_switcher]

El Corte Inglés apresenta proposta aos sindicatos de 60% do salário por licença remunerada em Espanha

A empresa apresentou uma proposta que foi concebida com dois intuitos, a manutenção de empregos e o tratamento especial para os trabalhadores mais veteranos, com idade superior a 59 anos, com os quais a empresa tem vínculos de longa data.
17 Março 2023, 16h00

O El Corte Inglés avançou uma proposta para os 590 trabalhadores com mais de 59 anos que serão afetados pelo plano de reestruturação, anunciado na terça-feira, que vai acontecer na empresa em Espanha. Segundo avança o jornal “El Economista” o plano vai afetar mais de  dois mil trabalhadores.

A proposta implica o pagamento de 60% do salário fixo aos trabalhadores de 59 anos, o pagamento de 59% aos trabalhadores de 60 anos, de 58% aos de 61 anos e os que tenham 62 anos deverão receber 57%. A esta remuneração seria necessário acrescentar, como resulta da proposta, outras remunerações variáveis, sob a forma de bónus. A partir dos 63 anos estes pagamentos seriam extintos.

Também é apresentada uma modificação substancial das condições de trabalho e mobilidade geográfica. Neste sentido, o impacto das alterações será “substancial”, podendo implicar alteração de funções e horários, bem como um “ajuste salarial adaptado às novas funções”.

A proposta foi concebida com dois intuitos, a manutenção de empregos e o tratamento especial para os trabalhadores mais veteranos, com idade superior a 59 anos, com os quais a empresa tem vínculos de longa data.

Os sindicatos já convocaram uma nova reunião, onde o seu objetivo vai ser propor medidas que minimizem o impacto das modificações substanciais, bem como melhorar o plano de despedimentos antecipado.

O plano de reorganização em questão, que foi anunciado pela empresa espanhola em finais de fevereiro, visa fortalecer as lojas, atender à evolução das vendas e melhorar o atendimento.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.