[weglot_switcher]

Eletricidade. DECO Proteste alerta para os riscos da tarifa bi-horária

A organização da defesa do consumidor explica o que é necessário para que a mudança da tarifa simples para a tarifa bi-horária dar frutos na carteira dos portugueses.
Thomas Peter/Reuters
12 Janeiro 2023, 14h30

A DECO Proteste alerta que a tarifa bi-horária está inerentemente ligada a um horário rígido, que a poderá tornar prejudicial, em termos financeiros, face à tarifa simples, consoante os horários de cada membro dos agregados familiares que a escolham. Isto porque, para escolher a tarifa mais indicada, será importante conhecer o perfil de quem gasta, segundo escreve em comunicado a organização de defesa do consumidor.

É importante levar em consideração a potência utilizada, em kilowatts-hora (kWh), assim como conhecer a forma de distribuição desse consumo, que estará relacionada com o estilo de vida de cada um. Mediante esta análise, explica a DECO, “o consumidor verá se tem maior consumo de energia em horário de vazio, ou fora de vazio”, isto é, nos horários em que o custo da eletricidade é mais elevado ou mais baixo.

Se, para um determinado consumidor, pelo menos 50% dos gastos ocorrem em horários de vazio, ou podem ser ser transferidos para esse período, a tarefa bi-horária irá compensar na carteira.

Com a finalidade de ajudar os consumidores a fazerem uma análise rigorosa dos gastos, a DECO Proteste disponibiliza um simulador, assim como explica como pode ser feita a mudança, caso assim o desejem.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.