[weglot_switcher]

Em que dias da semana são os feriados sobreviventes?

A reposição dos feriados está a ser estudada e será discutida na Assembleia da República no próximo dia 8 de janeiro, sexta-feira depois de estar agendada para novembro.
16 Dezembro 2015, 15h45

O desejo é comum aos partidos de todos os quadrantes políticos que, gradualmente têm apresentado iniciativas legislativas para a reposição dos feriados suprimidos em 2012 e com efeitos a partir de 2013.

Foram suprimidos no total quatro feriados: dois religiosos (Corpo de Deus, um feriado móvel que calharia a 26 de maio em 2016 e o Dia de Todos os Santos, 1 de novembro. Ambas as celebrações têm sido realizadas no domingo subsequente) e dois civis (5 de outubro, Implantação da República, e primeiro de dezembro, Restauração da Independência).

Diz a sabedoria popular que mais vale pouco mas certo que muito e incerto, pelo que, para já, é melhor ser cauteloso e contar apenas com os feriados pós-troika.

Em 2016 são cinco os feriados colados ao fim-de-semana e a possibilidade de uma ou duas pontes, consoante se trabalhe ou não na pausa do Carnaval.

Como habitualmente o ano começa com o feriado de Ano Novo, uma sexta-feira. Na prática o novo ano começa, para quem trabalha de segunda a sexta-feira, apenas a dia 4 de janeiro.

Este é um dos cinco feriados que durante 2016 calham junto ao fim-de-semana: 1 de janeiro, 25 de março, 25 de abril, 10 de junho e 15 de agosto.

Após um início de ano descansado, o próximo dia de descanso pode ou não calhar-lhe. Trata-se do Carnaval que este ano é bem cedo, a 9 de fevereiro. Não sendo feriado é muitas vezes alvo de tolerância de ponto na Função Pública, tendo esta prática vindo a ser adotada também pelo setor privado ao longo dos anos. As crianças em idade escolar estarão certamente na pausa habitual.

Além desta ponte possível, a próxima só virá a 8 de dezembro.

Passada a quaresma, chega a sexta-feira Santa, que este ano acontece a 25 de março, antecipando o domingo de Páscoa, também feriado, mas que só beneficiará alguns dos que habitualmente trabalham neste dia da semana.

Terá depois que aguardar pelo final do mês de abril. A 25 de Abril – uma segunda-feira – a que se segue o 1º de Maio, o dia do Trabalhador que, tal como a Páscoa, calha este ano a um domingo.

Terá de esperar mais um mês pela próxima sexta-feira feriado. Será no Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas, a 10 de junho.

Por esta altura decorrem os Santos Populares. Em Lisboa, dia 13 de junho (Dia de Santo António) é uma segunda-feira e no Porto o São João celebra-se este ano a uma sexta-feira (24 de junho). São pedro celebra-se na quarta-feira 29 de junho.

Aproveite para descansar nas suas férias e procure tirar partido da segunda-feira 15 de agosto, dia da Assunção de Nossa Senhora, para conquistar mais um dia de descanso.

Os próximos meses, a rentrée, deixou de ser bafejada pelos feriados. Só em dezembro voltará a descansar. A 8 de dezembro, quinta-feira, é o Dia da Imaculada Conceição. A fechar o ano, o Natal calha em 2016 a um domingo o que significa que 2017 irá igualmente começar mais cedo com o feriado de 1 de janeiro a calhar a um domingo.

Feriados em 2016

Sexta, 1 janeiro – Ano Novo

Terça, 9 fevereiro – Carnaval (eventual tolerância do ponto)

Sexta, 25 março, Sexta-feira Santa

Domingo, 27 março, Páscoa

Segunda, 25 abril, Dia da Liberdade

Domingo, 1 maio, Dia do Trabalhador

Sexta, 10 junho, Dia de Portugal

Segunda, 13 junho, Dia de Santo António (local)

Sexta, 24 junho, Dia de São João (local)

Quarta, 29 junho, Dia de São Pedro (local)

Segunda, 15 agosto, Assunção de Nossa Senhora

Quinta, 8 dezembro, Dia da Imaculada Conceição

Domingo, 25 dezembro, Natal

Os feriados suprimidos que poderão eventualmente ser repostos

Quinta, 26 Maio, Corpo de Deus

Quarta, 5 outubro, Implantação da República

Terça, 1 de novembro, Dia de Todos os Santos

Quinta, 1 dezembro, Restauração da Independência

OJE

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.