Numa mensagem desta terça-feira, a embaixadora Randi Levine expressou o seu agradecimento ao presidente Joe Biden pela oportunidade de servir o seu país, ao mesmo tempo que dava conhecimento de que se retiraria da embaixada com efeitos a partir de 19 de janeiro, o dia anterior à tomada de posse de Donald Trump. “Servir como embaixadora foi uma das maiores honras da minha vida e uma aventura extraordinária. Foi um privilégio representar os Estados Unidos em Portugal – um país rico em história, cultura e amizade duradoura. Juntos, trabalhámos para fortalecer os profundos e duradouros laços económicos e culturais entre as nossas duas nações”, disse.
Randi destacou vários feitos importantes durante o seu mandato, “incluindo uma inovadora missão de comércio e investimento bilateral nos setores de energia renovável e minerais críticos, que alavancou a cooperação económica EUA-Portugal e diversificou as cadeias de fornecimento globais, segundo nota da embaixada. Também sublinhou o seu trabalho na área da diplomacia cultural, usando artes culinárias, desporto, música e artes visuais para aprofundar ligações, promover equidade e inclusão e fomentar valores partilhados.
Sob sua liderança, continua o comunicado, o investimento dos EUA em Portugal quadruplicou para 2,1 mil milhões de euros em 2023, tornando os Estados Unidos o maior investidor estrangeiro de Portugal e o principal parceiro comercial fora da União Europeia. Os investimentos americanos reforçaram significativamente as infraestruturas críticas de Portugal, tal como nos centros de dados e cabos submarinos. Os Estados Unidos e Portugal assinaram acordos científicos sobre tratamento de cancro e colaboração em pesquisa, bem como prevenção e combate a incêndios florestais.
O turismo dos Estados Unidos também aumentou, com mais de 2 milhões de americanos a visitar Portugal em 2023, contribuindo com €2,5 mil milhões para a economia local – um aumento de 30% em relação ao ano anterior. As trocas académicas também floresceram, com a matrícula de estudantes americanos em instituições de ensino superior portuguesas atingindo um recorde de 1.605 no ano académico de 2022-2023, um aumento de 58,3%.
Sob a liderança da Embaixadora Levine, vistos de investidor estão agora disponíveis para empresários portugueses, permitindo que criem oportunidades de negócios e investimento nos Estados Unidos. Nos últimos três anos, o relacionamento bilateral ao nível da defesa também prosperou. Nas suas quatro visitas às ilhas dos Açores, a Embaixadora Levine trabalhou de perto com líderes portugueses para criar novas oportunidades de cooperação militar e de segurança com os Estados Unidos. Durante seu mandato, Portugal também aumentou a despesa na área da defesa e anunciou planos para acelerar seu compromisso com o Acordo de Gales da NATO.
O presidente eleito Donald Trump escolheu um ex-presidente de banco de investimento para ser o próximo embaixador dos EUA no Japão: George Glass, que foi embaixador em Portugal no primeiro governo Trump, substituirá Rahm Emanuel no Japão.
Trump também anunciou quem escolheu para servir como embaixadores na República Dominicana, Áustria, Luxemburgo e Uruguai.
Para a República Dominicana, Trump escolheu Leah Francis Campos, que foi uma agente de caso da CIA antes de se tornar conselheira sénior para o Hemisfério Ocidental no Comité de Relações Exteriores da Câmara de Representantes.
Trump disse que nomearia Arthur Graham Fisher, presidente da Fisher Realty, como embaixador na Áustria e Stacey Feinberg, presidente da empresa de investimentos 33 Capital, como embaixadora em Luxemburgo. E escolheu Lou Rinaldi, um amigo e empresário, para ser embaixador no Uruguai. Rinaldi cresceu no Uruguai e tem “experiência e experiência” para promover os interesses dos EUA e fortalecer as relações entre os EUA e o Uruguai.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com