[weglot_switcher]

Emoções fortes no Portugal Air Summit

A quinta edição do Portugal Air Summit culmina com um fim-de-semana cheio de entretenimento e animação, proporcionando a todos os visitantes uma experiência lúdica inesquecível.
15 Outubro 2021, 17h50

Sábado e domingo serão dias de emoções fortes, que culminam com a final do EuRoc, European Rocletry Challenge , que reúne alunos de várias universidades europeias, contando este ano com 19 equipas e cerca de 400 alunos de toda a Europa, entre as quais, pela primeira vez, uma equipa portuguesa do Instituto Superior Técnico.

Para sábado estão previstas demonstrações de drones e de asa delta, assim como uma exibição  do duplo Cajó que, em cima da sua mota, às 14h30, mostrará os seus exercícios mais arriscados. Prevista está também a passagem de um avião da A 321 LR da TAP Air Portugal, às 15h, junto à pista do aeródromo de Ponte de Sor, num voo que fará as delícias do público presente, e da FAP com a passagem dos F16.

Castor Fantoba, atualmente terceiro piloto no mundo em Freestyle, e campeão nacional espanhol tanto no Clássico quanto no Estilo Livre, marcará presença no Portugal Air Summit, no seu novo avião Extra 330, ao mais puro estilo acrobático. A sua exibição terá lugar às 15h30. Também Luís Estrela Garção, Piloto Comandante de Airbus A330 na TAP Air Portugal e especialista em acrobacia aérea desde 1995, fará as suas habilidades acrobáticas às 16h30 de sábado e domingo, com o seu Pitts S2b. Considerado por muitos pilotos como uma verdadeira lenda viva, voar num Pitts Special é concretização de um sonho e a possibilidade de poder efetuar manobras acrobáticas absolutamente impossíveis de realizar na grande maioria dos outros aviões.

No sábado poderão ainda assistir às 17h30, à Pylon Demo, uma chicane demonstrativa com oito aviões, dois deles da categoria Extreme e 6 Sport Class. À noite, terá lugar um espetáculo de 60 drones de luz e leds, o Aurora Drone Show, às 20h40, que conta a história de Aurora, uma menina numa demanda pela felicidade, numa alusão ao recomeço da vida pós-pandemia.

Os AeroSPARX são as estrelas que se seguem. A única equipa de aviação no mundo que combina voo acrobático com pirotecnia e acrobacias, entra em ação às 20h55, para e durante 45 minutos, iluminar os céus do aeródromo de Ponte de Sor e deixar todos os presentes maravilhados. No domingo, regressam às 13h30, para mais uma exibição, desta vez com fumos e cor. Os AeroSPARX têm deslumbrado o público com suas demonstrações por todo o mundo, passando por países tão díspares como Arábia Saudita e a Nova Zelândia, sendo já uma atração recorrente no Portugal Air Summit com os seus shows noturnos pirotécnicos.

A noite termina com a  Orquestra Ligeira do Exército (OLE) que interpretará temas diversos de música ligeira e tradicional. Domingo, terá como momentos de destaque, a passagem do Airbus A321 LR da HI Fly, às 14h15 e de dois caças F16 da Força Aérea às 15h45. Haverá ainda uma exibição da Patrulha Fantasma, às 16h15, com as aeronaves RV6 (CS-XAO) e VariEze (CS-XAV), numa exibição que consiste num voo de formação com cruzamentos e acrobacia à mistura. À semelhança do que aconteceu em 2019, este ano, Castor Fantoba irá defrontar em corrida um BMW M3 Competition e a nova mota de competição da BMW S1000 RR.

O Portugal Air Summit termina com a cerimónia de entrega de prémios do EuRoc, European Rocletry Challenge. O evento decorre de uma organização conjunta entre a Câmara Municipal de Ponte de Sor e a empresa TheRace.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.