A bolsa de Lisboa está fechada desde quinta-feira, pela ocasião da Páscoa, a par das mais importantes congéneres europeias. Ainda assim, todas elas vão reabrir esta terça-feira e, por cá, os destaques na agenda variam entre a tomada de posse do Governo e os dados do emprego.
Nesta primeira sessão da semana nos mercados europeus, há que salientar as subidas registadas no primeiro trimestre de 2024. Até final de março, viveu-se um otimismo generalizado nas praças mais importantes, com destaque para a subida de 12,4% ao nível do índice agregado Euro Stoxx 50. Seguiu-se o índice S&P 500, da bolsa de Nova Iorque, protagonista de um salto na ordem de 10,2%.
A nível macroeconómico, sobressaem os PMI (Purchasing Managers’ Index) industriais das maiores economias do ‘Velho Continente’ – Alemanha, França, Itália e Espanha – e da zona euro. Há ainda a divulgação dos dados do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) alemão.
Em Portugal, o Instituto Nacional de Estatística (INE) vai publicar as estimativas de emprego para fevereiro, assim como o Índice de Produção Industrial referente ao mesmo mês.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com