[weglot_switcher]

Emprego norte-americano dá ânimo a Wall Street

Em novembro, foram criados 266 mil novos postos de trabalho nos Estados Unidos, 47% acima das estimativas, que apontavam para a criação de 180 mil novos empregos. A taxa de desemprego caiu mais do que o era esperado, para os 3,5% – previsa-se que ficasse nos 3,6%, idêntica à taxa registada no mês de outubro.
  • A trader wears glasses that say “2017” ahead of the new year on the floor of the New York Stock Exchange (NYSE) in Manhattan, New York City, U.S., December 30, 2016. REUTERS/Stephen Yang
6 Dezembro 2019, 14h53

A bolsa de Nova Iorque abriu a última sessão desta semana no ‘verde’ impulsionada pelos dados do mercado de trabalho norte-americano.

Em novembro, foram criados 266 mil novos postos de trabalho nos Estados Unidos, 47% acima das estimativas, que apontavam para a criação de 180 mil novos empregos. A taxa de desemprego caiu mais do que o era esperado, para os 3,5% – previa-se que ficasse nos 3,6%, idêntica à taxa registada no mês de outubro.

Além disso, o número de pedidos de subsídio de desemprego fixou-se em 203 mil, um mínimo dos últimos sete meses.

“Os bons dados de criação de emprego nos EUA em novembro estão a trazer otimismo aos investidores e a aliviar alguns receios em torno de potencial arrefecimento da economia norte-americana”, assinala Ramiro Loureira, analista de mercados do Millennium bcp.

Esta sexta-feira, o S&P 500 sobe 0,79% para 3.142,10 pontos; o tecnológico Nasdaq avança 0,8%, para 8.639,24 pontos; e o industrial Dow Jones ganha 0,85%, para 27.914,43 pontos.

Sobre a guerra comercial entre os EUA e a China, o presidente norte-americano, Donald Trump, disse esta quinta-feira que as negociações prosseguem. Esta semana, Donald Trump admitiu que poderia adiar a celebração de um acordo comercial com a China para depois das eleições presidenciais norte-americanas, mas disse depois que as duas maiores potências económicas estariam próximas de um acordo de “primeira fase”.

Nas empresas, destaque para a subida da Tesla, que sobe 2% depois de o Morgan Stanley que atribuiu um preço-alvo de 500 dólares por ação no caso de Cybertruck ter sucesso na China.

Nas matérias-primas, o preço do petróleo está em queda numa altura em que as atenções do mercado têm os olhos postos na decisão sobre a produção de crude para 2020 da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) e outros associados, como a Rússia.

Na Europa, o barril de Brent negoceia nos 63,23 dólares, depois de cair 0,16%. Nos EUA, o West Texas Intermediate perde 0,51%, para 58,13 dólares.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.