A empresa austríaca Steyr Motors, que se dedica à fabricação de motores a diesel, teve uma impressionante valorização nas suas ações, depois da defesa passar a ser uma das principais preocupações da União Europeia.
Segundo a “Bloomberg”, a empresa alemã Mutuares adquiriu, por um preço simbólico (um euro) a Steyr Motors em 2022, e vê agora o seu investimento a valorizar 1600%, em apenas seis meses.
Esta valorização está relacionada com a intenção de Donald Trump em recuar no seu compromisso de segurança com a Europa, o que faz com que os estados europeus aumentem os seus gastos em armamento. Perante esta realidade a aposta principal dos day traders, gestores de fundos de hedge, entre outros, está a ser na área militar.
“A história da defesa explodiu enormemente e os principais fundos institucionais e temáticos precisam de se alinhar a ela”, afirmou Jayadev Mishra, gerente de portfólio do Bank J Safra Sarasin.
Em outubro, a Steyr foi listada na bolsa de Frankfurt, com uma colocação privada a 14 euros por ação. Com o frenesim da defesa, na semana as ações da empresa fecharam a valer 240 euros, o que corresponde a uma valorização de 1614%.
A Mutuares, que detém 71% desta empresa, também disparou, duplicando em relação ao valor de setembro. A empresa alemã avançou que pretende vender algumas ações da Steyr, o que fez com que o preço descesse para 62 euros, contudo o preço de mercado das ações da Steyr ainda está 343% acima do preço inicial.
A “Bloomberg” salienta que as ações da empresa dispararam tanto por se tratar de uma empresa pequena, cujo valor de mercado ronda os 322 milhões de euros, sendo o fornecimento de ações limitado.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com