[weglot_switcher]

Empresa da Sonae adquire PetCity no Báltico para expandir operações

“Com a entrada nos países bálticos, a Musti irá alargar a sua proposta de valor única no sector de retalho para animais de estimação, passando a estar presente num total de seis países. A empresa posiciona-se, assim, como plataforma de crescimento num sector de mercado cada vez mais relevante e no qual depositamos grande ambição”, considera o CFO da Sonae.
7 Outubro 2024, 08h52

A Musti, empresa da Sonae focada em produtos para animais de estimação e que atua na zona norte da Europa, adquiriu a PetCity, uma congénere localizada no Báltico. A aquisição foi revelada esta segunda-feira, através de comunicado do grupo liderado por Cláudia Azevedo, e evidencia o reforço da internacionalização da Sonae.

A participada da Sonae, na qual o grupo detém 80%, vai então expandir para a Estónia, Letónia e Lituânia. O CFO da Sonae, João Dolores, indica em comunicado que a “aquisição da PetCity é um marco importante na execução da nossa estratégia de crescimento para a Musti”, uma vez que esta empresa opera atualmente 46 lojas de retalho e 16 clínicas nestes três países, onde tem ainda uma plataforma de comércio eletrónico.

“Com a entrada nos países bálticos, a Musti irá alargar a sua proposta de valor única no sector de retalho para animais de estimação, passando a estar presente num total de seis países. A empresa posiciona-se, assim, como plataforma de crescimento num sector de mercado cada vez mais relevante e no qual depositamos grande ambição”, considera João Dolores.

A Musti soma atualmente 1.600 colaboradores na Finlândia, Suécia e Noruega, enquanto a PetCity contabiliza 472 trabalhadores. Estima-se que o negócio com a PetCity, que pertence atualmente ao Magnum Group, fique concluído até ao fim do presente ano.

“Primeiramente, quero dar as boas-vindas à equipa PetCity ao grupo Musti. Estou extremamente animado com o que podemos alcançar juntos no crescente mercado báltico, à medida que compartilhamos as melhores práticas entre os mercados nórdicos e bálticos. A mudança para os países bálticos representa um próximo passo natural para a expansão internacional e a primeira aquisição da Musti como parte do grupo Sonae”, sublinha David Rönnberg, CEO do grupo Musti.

Importa lembrar que a Sonae adquriu 80% da Musti em março deste ano, investindo um total de 700 milhões de euros. Tratou-se, à altura, de uma das maiores operações do grupo português. Na altura, a Sonae procedeu à conversão do empréstimo obrigacionista e emissões, num total de 550 milhões de euros, com vista para adquirir a Musti.

Atualmente, a Sonae é dona da cadeia Zu, focada nos animais de estimação, e que tem expandindo nos últimos meses para várias localizações.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.