[weglot_switcher]

Empresa de energia renovável ultrapassa ExxonMobil em cotação bolsista

Segundo os analistas, esta ultrapassagem reflete a crescente importância atribuída pelos investidores às energias verdes, a insegurança relativamente ao comportamento do petróleo e a preferência por retornos estáveis em tempos de baixas taxas de juro.
  • Sergei Karpukhin/Reuters
2 Outubro 2020, 21h25

A maior empresa mundial de energia solar e eólica ultrapassou a ExxonMobil em cotação na bolsa esta sexta-feira, reporta o Financial Times. A ultrapassagem reflete as preferências dos investidores por um novo paradigma na energia, além da incerteza à volta do petróleo.

A NextEra Energy chegou esta sexta-feira aos 138,6 mil milhões de dólares de valorização em bolsa, ou 118,3 mil milhões de euros, o que representa um crescimento de mais de dois terços nos últimos dois anos, de acordo com a S&P Global Market Intelligence, citada pelo FT. Já a ExxonMobil, em tempos a maior empresa cotada em bolsa do mundo, chegou aos 137,9 mil milhões de dólares em bolsa, ou 117,7 mil milhões de euros, o que representa uma desvalorização de quase metade desde o início do ano.

Posicionadas em secções bem distintas do mercado, a NextEra registou lucros de 1,7 mil milhões de dólares, ou 1,45 mil milhões de euros, na primeira metade do ano, ao contrário da ExxonMobil, que tem sofrido com a desvalorização do petróleo. Já a NextEra, apesar de se dedicar às renováveis, assenta parte da sua produção elétrica em combustíveis fósseis, pelo que beneficia deste efeito negativo na operação da Exxon.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.