Uma empresa de Elon Musk comprou outra empresa de… Elon Musk. A startup de Inteligência Artificial (IA) xAI comprou a rede social X.
O negócio avaliou a plataforma de mensagens em 33 mil milhões de dólares, com a startup de IA a ser valorizada em 80 mil milhões. O X conta com uma dívida de 12 mil milhões de dólares.
Do negócio nasceu a XAI Holdings avaliada em mais de 100 mil milhões de dólares, sem incluir a dívida.
A operação vai simplificar as duas empresas e solidificar a relação entre o X e o xAI, que tem usado a rede social para alimentar o chatbot Grok.
“O futuro do xAI e do X estão interligados. Hoje, tomamos oficialmente os passos para combinar os dados, modelos, computação, distribuição e talento. Esta combinação vai permitir libertar imenso potencial ao juntar a capacidade avançada de IA do xAI ao alcance massivo do X”, segundo disse Elon Musk no X.
O empresário norte-americano é a pessoa mais rica do mundo, tendo comprado o X, então Twitter, em 2022 por 44 mil milhões de dólares.
Ao assumir a empresa, despediu milhares de trabalhadores, fechou escritórios e renegociou contratos.
Quis implementar mais “liberdade de expressão” ao eliminar restrições de conteúdo e permitindo o regresso de contas banidas.
No processo, afastou empresas e perdeu receitas com o discurso de ódio a aumentar na rede social.
Passados 3 anos, as receitas de publicidade caíram para metade face ao período antes de entrar na empresa.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com