A empresa russa Invest Plus anunciou, esta segunda-feira, que concluiu o acordo para comprar a maior fábrica que a empresa Ikea detém na Rússia, localizada em Novgorod, revela a “Reuters”. A aquisição acontece um anos após o gigante de móveis sueco ter interrompido a sua atividade no país, devido ao conflito com a Ucrânia.
Vadim Osipov, proprietário da Invest Plus, anunciou em comunicado que “o processo de conclusão do acordo não foi fácil e foi bastante demorado”. O dono da empresa agradeceu a todas as partes envolvidas no negócio, nomeadamente ao Ikea, reguladores russos e suecos e ao ministério da Indústria e Comércio da Rússia.
Perante o ambiente que se vive, as vendas de empresas ocidentais na Rússia têm sido bastante complicadas, uma vez que os negócios que envolvem empresas dos chamados países hostis – os que impuseram sanções à Rússia – precisam de aprovação do governo.
A Invest Plus afirmou que iria garantir o emprego aos funcionários da empresa por, pelo menos, um ano, e que a produção seria retomada em pleno nos próximos dois a três meses. Osipov afirmou que o “objetivo é retomar a produção altamente popular e com qualidade da fábrica de Novgorod, ao mercado de móveis da Rússia o mais rapidamente possível”.
A empresa sueca suspendeu todas as suas operações de venda e produção na Rússia, logo após a invasão de Moscovo à Ucrânia, mas durante o verão do ano passado retomou brevemente as vendas online. A empresa já tinha anunciado que estava a vender as três fábricas que detém em território russo: Tikhvin, Novgorod e Vyatka.
O dono da Invest Plus é também CEO da Slotex, uma empresa de fabrico de bancadas de cozinha e produtos laminados. Assim, a fábrica de Novgorod irá auxiliar a produção da Slotex mas também ajudar a Invest Plus a expandir-se.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com