“Empresas devem aproveitar transição energética para otimizar custos”, defende analista

Nesta “Fast Talk”, João Pontes, consultor em otimização de custos e gestão de compras, sugere que as empresas portuguesas aproveitem as oportunidades inerentes à transição energética, nomeadamente, a nível da mobilidade elétrica”.

Numa altura em que a sustentabilidade está na ordem do dia, cada vez mais os consumidores e as empresas valorizam a importância e o valor da transição energética.

Em entrevista ao Jornal Económico, João Pontes, partner da Expense Reuction Analysts, afirma que o processo, embora tenha alguns desafios, apresenta oportunidades coletivas e individuais que devem ser aproveitadas em Portugal.

“A transição tem que ser justa em termos económicos e sociais”, afirmou o consultor em otimização de custos e gestão de compras. “As empresas devem ser capazes de combinar as metas ambientais com a otimização de custos”.

 

Recomendadas

Governo abre concurso para atribuição de ponto de injeção na Central do Pego

A tutela recorda que o Contrato de Aquisição de Energia da Tejo Energia, S.A. termina em 30 de novembro de 2021, “tendo como consequência a caducidade das licenças correspondentes e a subsequente perda da capacidade de injeção na RESP [Rede Elétrica de Serviço Público]”.

Em breve teremos de começar a retirar pessoas da orla costeira do Norte, avisa especialista

O especialista considera que “vai havendo uma consciencialização cada vez maior, nomeadamente até ao nível da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), de que é preciso olhar nestes horizontes temporais de médio e longo prazo, mas quando é preciso tomar uma decisão, numa zona específica, o poder local está muito sobre análise direta, e precisa de resposta na hora”.

Portugal continental com aumento da área em seca meteorológica no final de agosto

A seca meteorológica está diretamente ligada ao défice de precipitação, quando ocorre precipitação abaixo do que é normal.
Comentários