A Colt lançou as principais tendências e previsões no contexto das TI nas empresas em 2024. Entre estas, destacou que as empresas vão explorar a aplicação mais ampla da Inteligência Artificial (IA) para a criação de valor nos próximos 12 meses.
No âmbito do relatório Digital Infrastructure Report, a Colt frisou que “quase um em cada dois inquiridos (46%) revelou que planeia recorrer à IA para melhorar a Experiência do Cliente; a mesma percentagem de responsáveis (46%) afirmou que a irá utilizar para a formação de pessoal;
Além disso, 45% afirmou que vai utilizar a IA “para impulsionar as vendas, e a mesma percentagem na gestão de riscos; e 44% prevê utilizá-la no marketing, nas operações, e para impulsionar a sua infraestrutura digital”.
Segundo Mirko Voltolini, VP Innovation da Colt Technology Services, “a utilização da IA irá tornar-se mais efetiva e abrangente em 2024: criando mais valor dentro das empresas e de forma transversal, impulsionando o edge computing e transformando atividades e negócios”.
“Esperamos que se venha a falar muito mais de soberania digital, como resultado de uma atenção crescente das empresas sobre as rigorosas exigências regulatórias a nível local, conjugada com a procura cada vez maior de soluções de reforço da segurança que lhes permitam proteger melhor os seus dados contra eventuais riscos”, explicou.
Voltolini sublinhou ainda que acredita “que em 2024 veremos surgirem novos serviços, novas plataformas e novas aplicações digitais mais disruptivas, que serão suportados por tecnologias inteligentes e por infraestruturas digitais mais flexíveis. Esperamos, além disso, que este seja também o ano em que a evolução para as infraestruturas de rede mais sustentáveis e responsáveis acelere de forma significativa”.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com