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Encarregados de educação reconhecem importância da literacia financeira

Depois de ficar na cauda da Europa com os piores resultados na literacia financeira, Portugal lançou um projeto-piloto a sete escolas para que estas leccionem a disciplina de literacia financeira. Uma medida que agradou aos encarregados de educação, que consideram esta disciplina importante.
25 Setembro 2024, 16h49

A literacia financeira é cada vez mais um tema importante na vida dos portugueses, no entanto, de acordo com o relatório da Comissão Europeia, Portugal é o segundo pior classificado na União Europeia (EU) nesta matéria.

Para combater esta iliteracia, sete escolas de ensino secundário embarcaram num projeto-piloto, que prevê o leccionamento da disciplina de literacia financeira. Esta é uma medida que pode agradar aos encarregados de educação, uma vez que 90% reconhece a importância da literacia financeira para o desenvolvimento dos educandos, segundo o estudo do Observador Cetelem.

O estudo revela que 16% dos encarregados de educação considera que o educando já teve alguma educação financeira na escola, no entanto referem que a qualidade desta educação atualmente é fraca ou inexistente.

Na opinião dos encarregados de educação, o melhor método para ensinar esta matéria é a partir de aulas práticas, seguindo-se os jogos educativos, as aulas teóricas e os projetos. Para ajudar na aprendizagem desta matéria, cerca de 86% dos educadores mostram-se disponíveis para participar em sessões informativas sobre este tema.

Cerca de 95% dos encarregados referem estar familiarizados com o conceito de literacia financeira, sendo a ‘poupança’, ‘investimento’ e ‘dinheiro’ as palavras que mais associam à temática.

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