[weglot_switcher]

Endividamento da economia portuguesa diminui ligeiramente em setembro

Endividamento do setor público caiu em setembro. No entanto, aumento de 0,4 mil milhões no endividamento do setor privado não permitiu que decréscimo total do endividamento da economia portuguesa tenha sido mais forte.
  • Cristina Bernardo
22 Novembro 2018, 11h33

O endividamento da economia portuguesa caiu ligeiramente em setembro para 719 mil milhões de euros, segundo os dados divulgados pelo Banco de Portugal (BDP), esta quinta-feira.

“Em setembro de 2018, o endividamento do setor não financeiro situou-se em 719,0 mil milhões de euros, dos quais 319,1 mil milhões de euros referentes ao setor público e 399,9 mil milhões de euros ao setor privado”, explica o BdP.

Registou-se assim uma descida de 0,2 mil milhões de euros face a agosto, resultado de uma queda de 0,6 mil milhões de euros no endividamento do setor público. No entanto, este decréscimo foi atenuado no endividamento final, com o aumento de 0,4 mil milhões no endividamento do setor privado.

“O decréscimo do endividamento do setor público traduziu-se, sobretudo, numa diminuição do endividamento face ao setor não residente e às próprias administrações públicas, parcialmente compensada pelo aumento do financiamento concedido pelo setor financeiro”, salienta o BdP.

No setor privado registou-se um incremento do endividamento externo das empresas em 0,9 mil milhões de euros. Este foi parcialmente compensado pela redução do endividamento das empresas e dos particulares face ao setor financeiro em 0,3 e 0,1 mil milhões de euros, respetivamente.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.