O endividamento do Estado, empresas e famílias aumentou 4,4 mil milhões de euros, para 818,4 mil milhões de euros, em janeiro, de acordo com dados divulgados esta segunda-feira pelo Banco de Portugal.
Deste total, 455 mil milhões de euros respeitavam ao setor privado (empresas privadas e particulares) e 363,4 mil milhões de euros ao setor público (administrações públicas e empresas públicas).
Neste período, o endividamento do setor público cresceu quatro mil milhões de euros, sobretudo, junto do exterior (+3,1 mil milhões de euros). De acordo com o regulador, isto deveu-se, “principalmente, ao investimento de não residentes em títulos de dívida pública de longo prazo”. O endividamento do setor público também aumentou perante as empresas, as administrações públicas e os particulares.
O endividamento do setor privado subiu 400 milhões de euros. O endividamento dos particulares cresceu 300 milhões de euros, principalmente junto dos bancos, por via do crédito à habitação. O aumento do endividamento das empresas privadas, de 100 milhões de euros, verificou-se junto do setor financeiro.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com