[weglot_switcher]

Energia impulsiona produção industrial portuguesa em novembro

O índice de produção industrial registou uma variação homóloga de 0,2%, mais 2,5 pontos percentuais à observada em outubro, de acordo com os dados divulgados esta segunda-feira pelo INE.
  • Jose Manuel Ribeiro/Reuters(Arquivo)
30 Dezembro 2019, 11h29

O índice de produção industrial apresentou, em novembro último, uma variação homóloga de 0,2%, sendo que, no mês anterior, registou uma descida de 2,3%. Neste período, destaca-se ainda a taxa de variação da secção das indústrias transformadoras que recuou 0,7% (que compara com a descida de 2,4% no mês anterior), segundo divulgou esta segunda-feira, dia 30 de dezembro, o Instituto Nacional de Estatística (INE).

Quanto ao contributo mais influente para esta subida, tem como protagonista o agrupamento de energia que apresentou o contributo mais influente para a variação positiva do índice agregado [1,9 pontos percentuais (p.p.)], originado por uma taxa de variação de 10,3% (1,1% no mês anterior). Também o agrupamento de bens de investimento deu um contributo positivo (0,8 p.p.), em resultado de uma variação homóloga de 5,1% (2,2% em outubro).

Já os bens de consumo e os bens intermédios apresentaram contributos negativos (recuando 2,5 p.p. no total dos dois agrupamentos), resultantes de taxas de variação de menos 5,7% (sendo que a descida no mês anterior foi de 5,9%) no primeiro caso e  menos 1,6% (tendo descido 2,5% em novembro) nos bens intermédios.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.