PremiumEnnio Morricone 60: Recordações do maestro da sétima arte

Duelos entre pistoleiros do Velho Oeste, jesuítas portugueses a tentarem salvar índios guaranis no Brasil, miúdos pobres a aprenderem a ser gangsters nas ruas da Nova Iorque ou um cineasta a visionar a bobine de beijos censurados que um projecionista deixou como herança ao filho que nunca teve.

Duelos entre pistoleiros do Velho Oeste, jesuítas portugueses a tentarem salvar índios guaranis no Brasil, miúdos pobres a aprenderem a ser gangsters nas ruas da Nova Iorque ou um cineasta a visionar a bobine de beijos censurados que um projecionista deixou como herança ao filho que nunca teve. Qualquer cinéfilo reconhece as cenas de westerns como “O Bom, o Mau e o Vilão”, “Era uma Vez no Oeste” ou “Por um Punhado de Dólares”, do épico “A Missão”, do monumental “Era uma Vez na América” ou do nostálgico “Cinema Paraíso” e nenhum será capaz de recordar essas imagens sem começar a assobiar ou trautear baixinho as notas musicais que as acompanharam.

Mestre incontestado das bandas sonoras da sétima arte, o compositor italiano Ennio Morricone morreu na noite de domingo, aos 91 anos, no hospital de Roma onde se encontrava internado devido a uma queda que lhe fizera partir umfémur. Foi já muito envelhecido e cansado que segurou a batuta de maestro na digressão que foi anunciada como sendo os seus últimos concertos, e que passou pela Altice Arena, em Lisboa, a 6 de maio de 2019.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Recomendadas

“Succession” é a série do ano, “Watchmen” e “Schitt’s Creek” arrebatam noite de Emmys

“Watchmen” e “Schitt’s Creek” foram as duas outras grandes vencedoras da noite, ao levarem as distinções mais cobiçadas nas categorias de Minissérie e Série de Comédia, respetivamente.

Há um museu virtual de skins do Winamp

Este museu reúne milhares de skins para o programa de música.

Loures cancela festejos carnavalescos de 2021

Devido à pandemia também já foram cancelados os corsos carnavalescos de Estarreja, Ovar, Mealhada, Figueira da Foz e Torres Vedras.
Comentários