[weglot_switcher]

Época natalícia não se traduz em venda de casas. Culpa é do pagamento anual do IMI

Estudo da Imovendo revela que 85% dos inquiridos não concordam com o facto de terem que pagar o Imposto Municipal sobre Imóveis de todo o ano de 2023, sendo que mais metade dos inquiridos prefere esperar pelo mês de janeiro para comprar casa.
21 Dezembro 2023, 18h54

A época natalícia não está a ser sinónimo de venda de casas em Portugal e 85% dos inquiridos num estudo realizado pela Imovendo culpam o facto de terem que pagar o Imposto Municipal sobre Imóveis de todo o ano de 2023.

Destes 85%, mais de metade assume que prefere esperar pelo mês de janeiro para comprar casa, sendo que 65% consideram que esta época não é propícia à venda de imóveis e 46,2% esperam receber menos contactos nesta altura, caso tivessem a sua casa para venda.

Por outro lado, 77,5% dos inquiridos destaca que nesta altura do ano os processos para compra e venda de casa sãos mais demorados. Apesar das casas em Portugal, nomeadamente na cidade de Lisboa já estarem mais caras do que em outras geografias da Europa, o mesmo não se reflete na qualidade das habitações.

Como tal, 90% dos inquiridos indica que as casas portuguesas são frias, sendo que 75% apontam o aquecimento como o fator mais relevante para viver esta quadra.

Já a dimensão da casa é valorizada por 35% dos inquiridos, a temperatura da casa (42,5%) e a localização da casa (22,5%), como característica que acham mais importante na escolha para passar o natal.

Este inquérito contou com a participação de 11 mil pessoas e foi realizado entre os dias 15 e 18 de dezembro para perceber o impacto da quadra de Natal no mercado imobiliário.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.