[weglot_switcher]

Casas em Lisboa já estão mais caras do que em Berlim, Madrid ou Milão

A capital portuguesa registou o segundo maior aumento europeu nos preços das casas, segundo ranking da Bloomberg.
16 Dezembro 2023, 14h06

As casas em Lisboa já estão mais caras do que em cidades europeias em países onde os rendimentos são muito superiores aos registados em Portugal.

Com um preço por metro quadrado de 5.426 euros, a capital portuguesa já supera Madrid (4.064 euros/m2), Milão (5.345 euros/m2) ou Berlim (5.004 euros/m2).

Os dados foram compilados pela “Bloomberg” a partir de várias fontes.

No espaço do último ano, de novembro a novembro, Lisboa registou o segundo maior aumento nos preços das casas para vender (quase 6%), apenas superado por Atenas (12%) cujos preços são bem mais baixos (2.598 euros/m2).

A agência destaca que o preço médio de uma nova casa em Lisboa ultrapassou os preços em Dublin e Bruxelas, segundo os dados de um estudo da Deloitte.

“Para muitas famílias portuguesas, o sonho de comprar uma casa foi substituído por arrendamentos caros, com falta de qualidade em subúrbios longíquos”, pode-se ler no artigo.

A falta de casas, com rendas elevadas, estão a aumentar a precaridade da habitação no país, com a peça a sublinhar as 40 tendas instaladas recentemente na Quinta dos Ingleses, em Carcavelos.

“Todos os dias aparecem novas pessoas. Isto são pessoas que trabalham, mas que não têm dinheiro para pagar casas”, disse à “Bloomberg” Filipe Silva, coordenador de um programa para sem-abrigo num centro comunitário em Carcavelos.

Apesar do aumento dos preços, as vendas estão a abrandar, tendo caído 22% nos primeiros seis meses do ano, no que deverá ser um efeito da subida das taxas de juro.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.