A ERA teve a sua melhor faturação de sempre no segundo trimestre e no primeiro semestre ao atingir os 32 e os 59,5 milhões de euros, na sua rede em Portugal.
No segundo trimestre o crescimento foi de 28% face ao período homólogo e aumentou 15% quando comparado com o trimestre anterior.
“Um dos destaques foi o mês de junho, que registou a segunda maior faturação mensal desde a criação da empresa, com mais de 11 milhões de euros em comissões imobiliárias (+29% face a junho de 2024)”, salienta a rede imobiliária.
No primeiro semestre a ERA realizou 6.400 transações no primeiro semestre, mais 12% face ao ano anterior.
“Isto significou um volume total de negócios de 1.200 milhões de euros e um ticket médio dos imóveis residenciais de 225 mil euros. Ainda assim, o aumento do ticket médio desacelerou no segundo trimestre ao subir apenas +3,7% face ao primeiro trimestre (período com +5,8%)”, refere a empresa.
A ERA salienta que a escassez de oferta “continua a sentir-se, de momento num período de estagnação, o que explica a desaceleração dos preços de venda”.
A empresa adianta que se registou uma ligeira recuperação face ao primeiro trimestre, que se traduziu num crescimento de 1% nas angariações. “Ainda assim, estes números estão aquém dos registos do período homólogo em 2024. De janeiro a junho, a ERA angariou perto de 18 mil novos imóveis para venda, arrendamento ou trespasse”, salienta a empresa.
“A tendência anteriormente identificada manteve-se e acentuou-se no segundo trimestre do ano. Em linha com as novas medidas do Governo para o Imobiliário de incentivo à compra de casa, sobretudo em segmentos mais jovens, a ERA registou mais de 180 mil novos clientes compradores neste primeiro semestre, o que representa um aumento de +23% na comparação com os primeiros seis meses de 2024”, sublinha a empresa.
Do lado da oferta, a rede contou 33 mil potenciais clientes vendedores, mais 3% face ao semestre anterior.
“O perfil internacional dos clientes da ERA manteve-se estável face ao ano anterior, registando-se apenas uma alteração relevante: a entrada dos Estados Unidos no Top 5 de clientes estrangeiros em substituição da Alemanha”, diz a ERA.
No Top 5 de clientes estrangeiros no primeiro semestre de 2025 ficaram: Brasil (representa já cerca de 2% dos compradores); Reino Unido; França; Angola; Estados Unidos.
“No primeiro semestre, verificou-se ainda um crescimento de +13% no número de compradores de nacionalidade portuguesa em comparação com o período homólogo de 2024”, diz a rede imobiliária.
“Os resultados deste semestre são um reflexo do nosso compromisso contínuo com a excelência e a inovação. Embora o mercado imobiliário continue a apresentar desafios estruturais em Portugal, tenho tido uma visão muito otimista sobre o futuro da rede ERA e, felizmente, temos estado à altura. Temos conquistado quota de mercado e a nossa estratégia de reposicionamento da marca e diversificação do negócio, bem como as táticas aplicadas localmente pelas várias equipas, com apoio de novas ferramentas digitais, têm sido fundamentais para o sucesso de uma empresa e marca históricas que continuam a fazer história todos os dias”, diz o CEO da ERA Portugal, Rui Torgal.
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