A Ercros encerrou o exercício financeiro de 2025 com um resultado líquido negativo de 54 milhões de euros, refletindo a conjuntura adversa que atravessa a indústria química europeia. Apesar do prejuízo, a companhia registou um EBITDA ajustado de 8 milhões de euros e uma contribuição de 198 milhões de euros.
A persistente fraqueza na procura e os elevados custos energéticos continuam a comprimir as margens. Depois, a guerra tarifária iniciada pelos Estados Unidos provocou um desvio de produtos asiáticos para o mercado europeu, exacerbando a situação de excesso de oferta e dificultando a recuperação económica na UE.
Apesar do resultado líquido negativo, há indicadores de estabilidade. A empresa conseguiu reduzir a sua dívida financeira líquida em 8,6 milhões de euros, ostentando uma posição de liquidez robusta de 99 milhões de euros. Este fôlego financeiro é suportado pelo cumprimento rigoroso do seu plano de redução de custos e aumento de receitas (CRP).
A empresa espanhola que está a ser alvo de uma Oferta Pública de Aquisição (OPA) por parte da portuguesa Bondalti diz que o consenso do mercado aponta para que a recuperação do setor químico europeu se inicie apenas na segunda metade de 2026, dependendo da resolução da crise tarifária e da eficácia das medidas de apoio da Comissão Europeia. Até lá, a estratégia da Ercros foca-se na execução do seu Plano 3D, assente em três pilares fundamentais: digitalização das operações; descarbonização das atividades industriais; e diversificação do portfólio de produtos.
A maior empresa química portuguesa, Bondalti, lançou uma Oferta Pública de Aquisição sobre 100% da espanhola Ercros, com o objetivo de retirar a empresa de bolsa e criar um líder ibérico. A oferta, fixada em 3,505 euros por ação (após ajustes), obteve “luz verde” da autoridade da concorrência espanhola (CNMC) em outubro de 2025.
No comunicado dos resultados a Ercros volta a sublinhar que o período de aceitação da OPA lançada pela Bondalti Ibérica S.L.U. está fixado entre 12 de fevereiro e 13 de março de 2026 e que o conselho de administração da Ercros emitiu, a 19 de fevereiro, um relatório obrigatório onde expressou a sua rejeição à oferta por maioria de votos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com