[weglot_switcher]

Erdogan pede a Elon Musk para construir fábrica da Tesla na Turquia

As conversações entre o presidente da Turquia e o CEO da Tesla aconteceram em Nova Iorque, tendo o líder turco salientado que várias empresas já estão a trabalhar com a Tesla, acrescentando que o país está entre os principais candidatos a receber a próxima fábrica da construtora de automóveis elétricos.
Recep Tayyip Erdogan
18 Setembro 2023, 11h53

A Turquia poderá ser o próximo país a contar com uma fábrica da Tesla. O pedido terá sido feito pelo próprio presidente turco, Tayyip Erdogan, ao CEO da Tesla, Elon Musk, durante uma reunião entre ambos na Turkish House, um edifício perto das Nações Unidas, em Nova Iorque, revela a “Reuters” que cita a agência de notícias estatal turca Anadolu esta segunda-feira, 18 de setembro.

Tayyip Erdogan encontra-se nos Estados Unidos para participar na 78ª sessão da Assembleia Geral da ONU, tendo confidenciado que várias empresas já estão a trabalhar com a Tesla, acrescentando que o país está entre os principais candidatos a receber a próxima fábrica da construtora de automóveis elétricos.

Durante as conversações com Elon Musk, o líder turco mostrou disponibilidade do país para cooperar com a Starlink, o empreendimento de internet via satélite da SpaceX do CEO da Tesla, que revelou estar disposto a trabalhar com as autoridades turcas para obter a licença necessária para oferecer os serviços de satélite da Starlink na Turquia.

Erdogan aproveitou a reunião para convidar Elon Musk a participar no festival aeroespacial e de tecnologia turco Teknofest, no final de setembro, repto que terá sido aceite pelo CEO da Tesla.

A Tesla manifestou em agosto interesse em construir uma fábrica na Índia para produzir um veículo elétrico de baixo custo. A Tesla tem atualmente seis fábricas e está a construir uma sétima no México, no estado de Nuevo Leon.

Recorde-se que Elon Musk disse em maio que a Tesla provavelmente vai escolher um local para uma nova fábrica até ao final deste ano. As ações da Tesla subiram 123% até agora este ano e a montadora disse no sábado que produziu seu cinco milhões de carros.

RELACIONADO
Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.