[weglot_switcher]

Ericsson quer que Aveiro seja a primeira cidade do mundo com 5G

Pedro Queirós, presidente executivo da Ericsson Telecomunicações, assinou hoje uma parceria com a Altice Labs, o laboratório de inovação da Altice, situado em Aveiro.
17 Fevereiro 2017, 11h52

Aveiro poderá vir a ser a primeira cidade do mundo com 5G. A intenção é de Pedro Queirós, presidente executivo da Ericsson Telecomunicações, que na assinatura de uma parceria com a Altice Labs revelou a vontade Portugal ter a pimeira cidade do mundo esta nova tecnologia.

“Os operadores, em 2020, vão ter de lançar uma cidade em 5G. Espero que seja Aveiro. Fica a intenção que a primeira cidade seja em Portugal”, afirmou o presidente da Ericssson Telecomunicações após a assinatura do memorando de entendimento com Paulo Neves, presidente da PT Portugal, no Altice Labs, em Aveiro.

Pedro Queiróz considera que “Aveiro pode ser um embrião para uma coisa muito grande para esta colaboração entre a Altice e a Ericsson a nível mundial”. O desafio está  em “como vamos transformar isto em dinheiro”.

O responsável da Ericsson explicou que no próximo ano, “de acordo com as diretivas da União Europeia, o 5G vai ser mandatório para os operadores terem testes operacionais e provas de conceito”. Já em 2025 a ambição é que “a maior parte das cidades europeias já estejam ligadas”.

Pedro Queirós explicou ainda que o “5G é o próximo salto em termos de tecnologias. As necessidades são maiores, a inteligência é maior, e a latência (o tempo de resposta) é menor”.

A Ericsson está “à procura de parcerias, com uma série de operadores, que representem uma série de valor” e, atualmente, estão “a fazer uma série de testes na Ásia, nomeadamente na Coreia e Japão”.

 

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.