Com a entrada em vigor dos novos regulamentos da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE), a partir do próximo ano, a EDP Distribuição e a EDP Serviço Universal irão ter um novo nome e imagem, de forma a que os consumidores consigam distinguir as diferentes empresas do grupo EDP, principalmente da EDP Comercial, relata o Público.
Ao passo que a EDP Serviço Universal vende eletricidade à maioria dos consumidores incluídos no mercado regulado, a EDP Comercial, que consegue assegurar 85% (ou mais de quatro milhões) dos clientes no mercado liberalizado, atua contra outros 17 comercializadores.
O objetivo de diferenciar as empresas do grupo EDP já vem previsto no mais recente regulamento de relações comerciais do setor elétrico. Contudo, de acordo com a ERSE, “foram identificadas dúvidas” na análise dos técnicos de Bruxelas à transposição da diretiva, centradas “no essencial, na adequada separação de imagem comercial das empresas de distribuição e de comercialização de um mesmo grupo económico”, cita o mesmo jornal.
A entidade liderada por Cristina Portugal afirma que quer “maior efetividade” na separação de imagem das empresas da EDP, reforçando a perceção dos consumidores. Desta forma, está estabelecido no regulamento de relações comerciais (RRC) que os operadores das redes devem “diferenciar a sua imagem” das restantes empresas do sistema elétrico, “de forma inequívoca para os consumidores finais de eletricidade, devendo obrigatoriamente a respetiva imagem gráfica e designação comercial não conter elementos comuns com os utilizados por quaisquer outras entidades com as quais possuam relação de grupo e que atuem noutras atividades no setor elétrico”, citado pelo Público.
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