[weglot_switcher]

Escolas de condução reabrem em Cabo Verde mas com pouca procura

As salas no concelho cabo-verdiano de Santa Cruz, na ilha de Santiago, estão praticamente vazias.
4 Junho 2020, 19h03

As escolas de condução no concelho cabo-verdiano de Santa Cruz, na ilha de Santiago, reabriram as portas esta terça-feira, adotando todas as medidas para evitar a propagação da covid-19, mas nota-se salas praticamente vazias.

Em entrevista à agência noticiosa Inforpress, para fazer o balanço da retoma das aulas de condução, Celestino Landim, diretor da escola Roda Viva, assegurou que todas as medidas de segurança foram adotadas para a reabertura.

“Vamos encarar a situação com normalidade e firmeza, na certeza de que realmente iremos ultrapassar esta situação, seguindo sempre as medidas de segurança sanitária”, afiançou o responsável daquela que é uma das mais antigas escolas de condução em Santa Cruz, que já formou mais de mil condutores.

Segundo o Celestino Landim, alguns alunos foram constatar se a escola já abriu e como está preparada em termos de medidas para evitar a propagação da covid-19. “A economia está a dinamizar pouco a pouco e sabemos que temos que esperar e caminhar aos poucos”, declarou.

Na escola Roda Viva, a aula teórica já está a funcionar, mas a prática está prevista para a próxima semana. “Daqui a um mês acredito que estaremos a funcionar normalmente”, perspetivou.

Por sua vez, o responsável da escola Segurança Máxima, Odair Afonso, admitiu alguma dificuldade porque ainda as pessoas não estão muito confiantes, por causa da covid-19.  “Começamos a funcionar ontem, embora já registamos algumas pessoas que viram cá, mas isso é insignificante em relação ao número que temos estado a receber”, observou.

A seu ver, na qualidade de empresa as escolas de condução deveriam ter outro tipo de atenção por parte das autoridades, tendo em conta que contribuem para o desenvolvimento social e local.

“Estivemos parados praticamente 90 dias, mas temos as despesas que continuamos a fazer, nomeadamente arrendamento, despesas com funcionários e impostos. Tudo isso dificulta bastante as coisas”, lamentou, lembrando que na manhã de hoje a escola funcionou com apenas um aluno.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.