[weglot_switcher]

ESHTE promove pós-graduação em Turismo Literário com propinas reembolsáveis

Curso online, financiado pelo PRR ao abrigo da Tourism International Academy, reembolsa a propina aos estudantes que concluírem com mérito o primeiro semestre.
3 Fevereiro 2025, 15h55

A Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril (ESHTE) está a lançar uma pós-graduação em Turismo Literário com propinas reembolsáveis, mediante aproveitamento dos estudantes nesta formação avançada.

O curso, financiado pelo PRR – Plano de Recuperação e Resiliência, ao abrigo da Tourism International Academy, será realizado integralmente online e os estudantes que concluírem com mérito o primeiro semestre beneficiarão do reembolso total das propinas (250 euros). O apoio financeiro poderá ser ampliado consoante o desempenho académico global das várias unidades curriculares.

A formação destinada a licenciados ou profissionais com experiência relevante na área, visa explorar a relação entre turismo e literatura, promovendo uma reflexão crítica sobre o turismo literário e a sua ligação aos territórios, reais e ficcionais.

“A pós-graduação desenvolve igualmente competências teóricas e tecnológicas para impulsionar o turismo cultural e literário, analisando casos de sucesso e aprofundando técnicas para a criação de itinerários, eventos e musealização de patrimónios literários”, explica  a ESHTE em comunicado enviado à nossa redação.

Contará ainda com a participação de convidados nacionais e internacionais – de destinos como Brasil, Espanha, República da Irlanda ou África do Sul -, que apresentarão estudos de caso inovadores e inspiradores, adiantam os coordenadores do curso.

“O objetivo da formação passa por aprofundar o conhecimento do território através da literatura, como a Lisboa de Fernando Pessoa ou a Vila Viçosa de Florbela Espanca, entre outros, das obras literárias adaptadas ao cinema, a telenovelas – de que é exemplo Ilhéus, de “Gabriela, Cravo e Canela”, de Jorge Amado – ou a poemas musicados, como “Porto Côvo”, de Rui Veloso”, explica a professora Maria Mota Almeida.

Serão igualmente abordados os festivais literários, os hotéis literários, como a Quinta das Lágrimas, em Coimbra, o Lisboa Pessoa Hotel, em Lisboa, ou o Lawrence’s Hotel, em Sintra, entre outros, assim como a metodologia de criação de roteiros, que pode ser aplicada também ao Turismo Cultural.

“Diversos exemplos sublinham a progressiva influência que o turismo literário tem vindo a adquirir na criação de territórios sustentáveis em Portugal. Alguns potenciam dinâmicas estrategicamente abrangentes como os projetos Rota “Escritores a Norte” e “Rotas dos Escritores do séc. XX”, que se plasmam nas regiões Norte e Centro. São de valorizar ainda algumas estratégias locais devidamente integradas, como a Fundação Eça de Queiroz, em Tormes, a Casa de Camilo, na freguesia de Seide, em Famalicão, e, mais recentemente, a Casa Grande de Romarigães, em Paredes de Coura”, finaliza o professor Aquilino Machado.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.