[weglot_switcher]

Espanha autoriza Saudi Telecom a ter uma participação posição na Telefónica de 10%

O Conselho de Ministros do Governo espanhol concedeu autorização à Saudi Telecom para subir a posição na Telefónica dos atuais 4,9% para 9,97%.
Saudi Telecom
REUTERS/Albert Gea
29 Novembro 2024, 11h02

A STC foi autorizada a aumentar a sua participação na Telefónica de Espanha. O Conselho de Ministros do Governo espanhol concedeu autorização à Saudi Telecom para subir a posição na Telefónica dos atuais 4,9% para 9,97%, deixando para a operadora espanhola a decisão de os sauditas entrarem no conselho de administração da companhia.

A Saudi Telecom considera que esta “luz verde” representa um “avanço significativo e reforça o compromisso de investimento em ativos grande valor”, o que também demonstra “confiança na capacidade da Telefónica manter a sua posição de liderança no mercado”.

A STC está a finalizar os requisitos relevantes para aumentar os seus direitos de voto, o que se espera que seja concluído no próximo período, segundo o jornal árabe AGBI.

Em setembro, a STC investiu 2,25 mil milhões de dólares para aumentar a sua participação para 9,9%. No entanto, a Ministra da Economia de Espanha, Nadia Calvino, disse que o governo de Madrid estava a analisar o acordo, dada a importância estratégica da Telefónica para Espanha.

A Saudi Telecom esteve a negociar a compra da Altice Portugal, mas desistiu do negócio.

A STC, que é detida em 64% pelo Fundo de Investimento Público, detém subsídios e participações em empresas que operam no Kuwait e no Bahrein, segundo o AGBI.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.