[weglot_switcher]

Espanha: confiança dos consumidores sobe mas tensão geopolítica deve trazer aumentos de preços

“O aumento dos custos dos contentores e os problemas nas cadeias de distribuição devido à tensões no Médio Oriente podem fazer aumentar as pressões inflacionárias nas próximas semanas”, referiu a ING, sobre Espanha.
2 – Espanha
19 Janeiro 2024, 12h40

A confiança dos consumidores em Espanha subiu 2%, no primeiro trimestre, em comparação com o trimestre anterior, indicam os dados do instituto de estatística espanhol. Apesar da boa nova a economia espanhola atravessa vários desafios. A pressão inflacionária deve aumentar nos próximos tempos devido a fatores como o aumento do frete e dos contentores, motivados pela tensão geopolítica, que podem levar a que as empresas espanholas reflitam esses custos no preço final, alertou a instituição financeira ING.

“As expetativas para o próximo trimestre [segundo trimestre] são piores”, referiu a mesma entidade.

O sector da manufatura, ou produção, tem uma perspetiva “mais pessimista”, para o segundo trimestre do ano, quando comparado com o sentimento demonstrado neste primeiro trimestre, acrescentou o ING.

O ING destaca que o sector industrial atravessa também um período de incerteza influenciado por fatores como a política monetária do Banco Central Europeu (BCE), a queda na procura vinda do estrangeiro, e a incerteza geopolítica. A intensificação dos ataques a navios comerciais no Mar Vermelho é outro motivo de preocupação para o sector industrial.

“A crescente tensão está a ‘envenenar’ os riscos do lado da oferta, com as taxas do frete a subirem exponencialmente, a que acresce tempos de entrega mais longos e também às crescentes preocupações demonstradas pelo líderes da indústria”, reforçou o ING.

O ING teme que as pressões inflacionárias voltem a aumentar e alerta que um dos relatórios do instituto nacional de estatística de Espanha mostra que cada vez mais empresas espanholas planeiam aumentos nos preços nos próximos meses.

“O aumento dos custos dos contentores e os problemas nas cadeias de distribuição devido à tensões no Médio Oriente podem fazer aumentar as pressões inflacionárias nas próximas semanas. Custos mais elevados no ‘shipping’ também devem ser passados para os preço final. Estes desenvolvimentos trazem um risco maior para as nossas previsões relativas à inflação”, acrescentou o ING.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.