[weglot_switcher]

Espanha decreta novo estado de emergência. Medida pode prolongar-se até 9 de maio

Medida foi aprovada esta manhã em Conselho de Ministros e pode prolongar-se pelo menos durante seis meses. Passa a vigorar o recolher obrigatório entre as 23h00 e as 06hoo em todo o país.
  • Borja Puig de la Bellacasa (Moncloa)
25 Outubro 2020, 12h08

O Conselho de Ministros espanhol reuniu-se este domingo para aprovar um novo estado de emergência. A medida responde aos pedidos de várias regiões autónomas espanholas para dar enquadramento legal às medidas que têm vindo a ser adotadas por cada região. As Canárias ficam de fora devido a uma resposta melhor à pandemia.

A decisão poderá prolongar-se até, pelo menos, 9 de maio, passando a vigorar, a partir de hoje, o recolher obrigatório entre as 23h00 e as 06hoo em todo o país. que pode ser ajustado pelas autonomias em uma hora para mais cedo ou mais tarde.

Durante a conferência de imprensa, esta tarde, o chefe do executivo espanhol justifica que esta é a ferramenta mais eficaz para travar a curva de contágios que nas últimas duas semanas registou uma incidência de quase 362 casos por 100 mil habitantes.

Segundo o “El País”, para além do confinamento noturno, vai ser restringindo os ajuntamentos a seis pessoas em espaços públicos e a circulação entre algumas comunidades autónomas para outras, salvo por motivos justificáveis, como por exemplo, motivos de trabalho, para comprar medicamento ou dar assistência a mais velhos ou crianças.

O  jornal espanhol indica ainda que atualmente o governo só pode aprovar o estado de emergência durante 15 dias, mas o documento que aprova este estado de emergência refere a necessidade do Congresso prorrogá-lo por mais tempo. Isto para que não se repita o que aconteceu no estado de emergência anterior, que obrigou a votações de duas em duas semanas para a sua prorrogação.

Espanha volta assim ao estado de emergência, pela terceira vez, sete meses depois do governo de Sanchéz ter adotado a medida a 14 de março, como forma de controlar a disseminação da pandemia no país, e semanas depois de Madrid ter adotado esta medida na região autónoma. A medida chega depois de Espanha ter-se tornado no primeiro do bloco europeu a ultrapassar a margem de um milhão de casos confirmados, na passada quarta-feira.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.