O índice de preços no consumidor voltou a registar uma aceleração em Espanha em janeiro, aumentando 3,5% no início do ano, de acordo com os dados divulgados esta terça-feira gabinete de estatísticas espanhol.
O valor da inflação registado em janeiro surpreendeu os analistas que esperavam, inclusivamente, uma descida dos preços para 3% e uma descida acentuada relativamente aos 3,3% que tinham sido revelados em dezembro. A economia espanhola fechou 2023 com a inflação nos 3,1%.
Conhecidos estes dados, analistas do “país vizinho” tem agora que o caminho de recuperação no que diz respeito à descida da inflação em Espanha possa ser bem mais lento do que aquilo que se esperava, e que essa tendência seja generalizada aos países da Zona Euro.
Em sentido contrário, o PIB de Espanha conheceu números animadores esta terça-feira. A economia espanhola cresceu 2,5% em 2023, menos 3,3 pontos do que em 2022, segundo uma estimativa do Instituto Nacional de Estatística de Espanha divulgada hoje.
No último trimestre do ano passado, entre setembro e dezembro, a economia espanhola cresceu 0,6%, mais duas décimas do que nos três meses anteriores, revelou o INE, na mesma estimativa.
Comparando com o mesmo período de 2022, o Produto Interno Bruto (PIB) de Espanha aumentou 2% entre outubro e dezembro do ano passado.
Taguspark
Ed. Tecnologia IV
Av. Prof. Dr. Cavaco Silva, 71
2740-257 Porto Salvo
online@medianove.com