[weglot_switcher]

Espanha lança guerra à fraude e acaba com chamadas e SMS de números que não existem

Para pôr fim ao roubo de identidade e à fraude, o país vizinho aprovou legislação que entra em vigor a 7 de junho. Além de acabar com as chamadas de números que não existem, vai também bloquear chamadas e SMS vindos do estrangeiro com número espanhol, exceção ao ‘roaming’.
Cristina Bernardo
21 Fevereiro 2025, 10h03

Espanha vai acabar com as chamadas identificadas com números que não existem a partir de sete de junho. A medida insere-se na nova regulamentação do Ministério da Transformação Digital já publicado na folha oficial, que tem como objetivo repor a confiança na rede telefónica pública.

Cada chamada vai passar por uma série de filtros que a validarão antes de chegar ao destinatário. Para que essa chamada ou SMS sejam considerados válidos pelo sistema, o número tem de estar em conformidade com um padrão definido no Plano Nacional de Numeração, e pertencer a uma gama atribuída pelo regulador a um operador e a um cliente. Os números que não aparecerem no banco de dados da CNMC serão bloqueados.

A segunda grande medida para pôr fim ao SPAM, roubo de identidade e fraude neste tipo de canais de comunicação dispõe que a partir de 7 de junho, todas as chamadas ou SMS do estrangeiro que sejam identificadas com um número espanhol sejam bloqueadas.

Há, no entanto, uma exceção para as chamadas com origem em linhas móveis espanholas que estejam localizadas no exterior. Cada operadora sabe que rede estrangeira oferece cobertura de roaming no país de origem e continuará a permitir a entrada dessas redes.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.