Juan Carlos Barrabés, promotor da Cátedra Begoña Gómez da Universidade Complutense de Madrid (UCM), recebeu mais de quatro milhões de euros de diferentes fundos europeus através de prémios do Estado. A empresa Innova Next foi beneficiária por contratos financiados por Bruxelas em três ocasiões e por entidades públicas, duas vezes através do ICEX Espanha Exportação e Investimento e outra através do Conselho Superior do Desporto (CSD). A imprensa espanhola adianta que o Ministério Público da UE está agora a analisar os acordos da empresa de Barrabés com a Red.es, a empresa pública ligada ao Ministério da Transformação Digital, depois de a mulher do chefe do governo, Pedro Sánchez, ter emitido uma carta de recomendação.
“Serviço de apoio no acompanhamento e controlo do serviço ICEX-eMarket Services de Consultoria Estratégica em Vendas Online Internacionais”. É esse o objetivo do primeiro dos contratos, neste caso financiados pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). O ICEX concordou com a atribuição do negócio a Barrabés em outubro de 2021 por um valor de 130 mil euros, incluindo impostos. Em junho do ano seguinte, mas desta vez com verbas do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência, a mesma entidade estatal adjudicou um contrato de, inicialmente, 169 mil euros para prestação de serviços de consultoria para internacionalização empresarial, embora em janeiro de 2024 tenha sido modificado, aumentando o valor total oferecido para 340 mil, recorda o “El Economista”.
No dia 28 de maio, a Unidade Operacional Central (UCO) da Guarda Civil fez buscas nos gabinetes do CDS durante três horas, recolhendo toda a documentação possível sobre um contrato no valor de mais de 3,5 milhões de euros que se destinava ao próprio Innova Next SLU. O acordo, que foi fechado em agosto de 2022, é subsidiado com capital europeu através do Plano de Recuperação, Transformação e Resiliência.
Carlos Barrabés é o principal empresário no caso Begoña Gómez. Foi ele quem concebeu a Cátedra de Transformação Social Competitiva que agora é dirigida pela mulher do presidente do governo e que a convenceu a iniciá-la. Em julho de 2020, Begoña Gómez, que já era codiretora do Mestrado em Captação de Recursos (o objetivo do curso é a captação de recursos públicos europeus e privados), emitiu duas cartas de recomendação à União Temporária de Empresas (UTE), formada pela Innova Next SLU, controlada pela Barrabés, e pela The Valley Digital Business School.
Poucas semanas depois, em 5 de agosto de 2020, a joint venture candidatou-se a três licitações Red.es, sendo escolhida em todas elas, entre muitas outras licitantes, para contratos que totalizaram 10,2 milhões, incluindo impostos. A Procuradoria Europeia está agora a investigar este contrato caso pudesse ter sido financiado com fundos comunitários. Na Plataforma de Contratação Pública do Sector, o dossiê indica que é financiado por “outros fundos europeus”; no entanto, não consta explicitamente como tal no contrato.
Por iniciativa de Begoña Gómez, Pedro Sánchez reuniu-se no Palácio da Moncloa com Carlos Barrabés no verão de 2020 com o objetivo de estudar como canalizar os fundos a serem aprovados, ou recentemente aprovados, da União Europeia. A pedido dos procuradores europeus, o juiz de instrução do caso, Juan Carlos Peinado, já enviou toda a documentação relativa aos contratos e adjudicações feitos à Procuradoria Europeia.
Ainda segundo o mesmo jornal, Begoña Gómez terá de depor como investigada no Tribunal de Instrução número 41 de Madrid por um alegado crime de tráfico de influência e corrupção nos negócios em 5 de julho. O magistrado convocou-a para dar explicações sobre os contratos adjudicados ao empresário Carlos Barrabés com a sua intermediação, entre outros, para Red.es.
O juiz também adiou para 16 de junho o depoimento de testemunhas que havia marcado esta quinta-feira, 6 de junho, em resposta aos pedidos de várias defesas, incluindo a da própria Gómez.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com