A proposta de uma semana com quatro dias de trabalho, ou 32 horas de trabalho semanais, foi apresentada pelo partido Más País em Espanha e aceite pelo governo de Pedro Sánchez, sendo agora lançado um projeto piloto para as empresas que estejam interessadas neste modelo que promete mais produtividade, revela o “The Guardian”.
Com este projeto, Espanha pode ser um dos primeiros países do mundo a entrar no sistema de uma semana de trabalho reduzida, depois da Finlândia também ter demonstrado interesse em implementar esta ideia, mas não tenha avançado. A empresa espanhola Delson começou a testar este modelo de trabalho no início do ano passado com os seus 181 funcionários.
“Com a semana de trabalho com quatro dias (32 horas), estamos a lançar o verdadeiro debate do nosso tempo”, apontou o presidente do partido Más País, Iñigo Errejón, que lançou o desafio ao governo espanhol.
“Espanha é um dos países onde os trabalhadores trabalham mais horas do que a média europeia. Mas não estamos entre os países mais produtivos”, disse Errejón. “Trabalhar mais horas não significa ser mais produtivo”, defendeu o responsável do partido.
Este modelo de trabalho tem como objetivo aumentar a produtividade, melhorar a saúde mental dos trabalhadores e combater as alterações climáticas, uma vez que são necessárias menos deslocações com automóveis. A proposta ganhou força com a pandemia e com muitos trabalhadores a evidenciarem burnout e dificuldades em equilibrar a vida profissional com a pessoa.
Apesar dos detalhes ainda terem de ser acordados com o governo de Sánchez, o Más País propôs uma dotação de 50 milhões de euros para este projeto ao longo de três anos. Este valor permitiria, segundo o partido, às empresas testar o novo horário semanal com risco mínimo. O partido aponta que a dotação de 50 milhões de euros poderiam cobrir os custos das empresas a 100% no primeiro ano, 50% no segundo ano e 33% no terceiro ano.
O partido espanhol estima que possam ser englobadas 200 empresas, com um total de três mil a seis mil funcionários. O partido espera ver uma redução real das horas de trabalho sem existir perda de salário e de empregos.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com