[weglot_switcher]

Espanhóis vão a votos de calculadora na mão

A única certeza do ato eleitoral de domingo é que o PSOE o ganhará. Daí a que os socialistas venham a formar governo vai um longo caminho, recheado de incertezas. O Vox pode fazer a diferença.
10 Novembro 2019, 17h00

Após quatro anos e quatro eleições, a Espanha está, em vésperas de novo ato eleitoral (neste domingo), precisamente no mesmo lugar: tem em perspetiva manter o impasse político que impedirá a criação de um governo sólido – com maioria absoluta nas Cortes ou ao menos com um acordo parlamentar que permita uma governação que não passe a legislatura inteira a negociar acordos pontuais.

Inversamente, quase tudo o mais mudou, num quadro que parece estar sempre um passo à frente dos analistas, para o que muito contribui a postura de alguns dos intervenientes no processo político, que não deixam de surpreender o eleitorado.

Neste capítulo, o Cidadãos parece ser o vencedor desta ‘corrida à surpresa’: a três dias das eleições, numa altura em que o líder, o catalão Albert Rivera, parece preparado para fazer tudo para inverter a hecatombe que as sondagens dão como certa, mudou diametralmente de rumo.

Conteúdo reservado a assinantes. Para ler a versão completa, aceda aqui ao JE Leitor

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.