[weglot_switcher]

Estados Unidos enviam dois navios de guerra para o Mar Negro

Moscovo consideras as manobras provocatórias, enquanto o Pentágono fala em movimentações normais. A Turquia, membro da NATO, tem como função monitorizar a passagem de navios de guerra entre o Mediterrâneo e o Mar Negro.
9 Abril 2021, 21h28

Os Estados Unidos vão enviar dois navios de guerra para o Mar Negro na próxima semana, disse uma fonte da Turquia esta sexta-feira, enquanto a Rússia, que reforçou as suas forças militares perto da Ucrânia – país recentemente visitado por uma alta patente da NATO – acusou a aliança atlântica de aumentar a atividade naval na região.

O Pentágono recusou a comentar o caso, segundo os jornais norte-americanos, mas disse que os militares costumam enviar navios para a região. “Não é nada novo”, disse o porta-voz do Pentágono, John Kirby, em Washington.

Washington diz que a Rússia reuniu mais tropas na fronteira oriental da Ucrânia do que em qualquer momento desde 2014, quando anexou a Crimeia e apoiou separatistas pró-russos na região oriental de Donbass.

A violência cresceu entre as tropas ucranianas e os separatistas, apesar de a OSCE estar no terreno a monitorizar as movimentações de ambas as partes – o problema é que os serviços da organização internacional são constantemente impedidos de verificarem o processo de desmilitarização da zona.

O presidente russo, Vladimir Putin, durante uma conversa telefónica com o presidente da Turquia, Recep Erdogan, acusou a Ucrânia de “ações provocatórias perigosas” na região de Donbass.

Do lado da Turquia, membro da NATO, o Ministério dos Negócios Estrangeiros emitiu um comunicado em que afirmava que “foi-nos enviado um aviso há 15 dias, por via diplomática, que indica que dois navios de guerra dos Estados Unidos passariam para o Mar Negro, em conformidade com a Convenção de Montreux. Os navios permanecerão no Mar Negro até 4 de maio”. O acordo de Montreux (de 1936) confere à Turquia o controlo sobre os estreitos do Bósforo e dos Dardanelos, que fazem a ligação entre o Mediterrâneo ao Mar Negro.

Cotado pelos jornais, o vice-ministro das Relações Exteriores da Rússia, Alexander Grushko, levantou preocupações sobre o aumento da atividade naval no Mar Negro. “O número de visitas de países da NATO e a duração da permanência dos seu) navios de guerra aumentaram”, disse.

Recorde-se que o presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelenskiy, deve viajar para a Turquia este sábado, numa visita durante a qual está previsto um encontro com Erdogan.

Copyright © Jornal Económico. Todos os direitos reservados.