Os Estados Unidos da América mantêm a sua intenção de encerrar o consulado que possuem em Ponta Delgada, na Região Autónoma dos Açores, avançou na passada terça-feira o “New York Times (NYT)“, tendo por base um memorando do Departamento de Estado norte-americano. Nos planos norte-americanos está previsto o encerramento de 10 embaixadas e 17 consulados, sublinha a mesma publicação.
O jornal “Público” avança que o Ministério dos Negócios Estrangeiros não tem conhecimento de nenhuma “decisão formal” dos Estados Unidos da América de encerrar o consulado nos Açores. Recorde-se que, em março, já tinha sido avançado, também pelo “The New York Times”, que o consulado de Ponta Delgada estava numa lista de 12 representações diplomáticas a encerrar durante o verão. De acordo com a publicação, que citava funcionários norte-americanos, entre os escritórios consulares afetados estariam também Florença (Itália), Estrasburgo (França), Hamburgo (Alemanha) e alguns no Brasil. Nessa altura, quer o Governo da República como o dos Açores desconheciam essa pretensão norte-americana.
Na terça-feira foi reportado pelo NYT que a administração norte-americana, presidida por Donald Trump, pretende encerrar seis embaixadas em África, estando incluídas nessa lista: República Centro Africana, Eritreia, Gâmbia, Lesoto, República do Congo e Sudão do Sul. A ideia dos Estados Unidos passa por transferir estas funções para países próximos.
Na Europa está previsto o encerramento das embaixadas no Luxemburgo e Malta. A fechar estão ainda as missões diplomáticas em Granada e nas Maldivas.
Entre os consulados a fechar estão ainda o de Tessalónica, na Grécia, o de Florença, em Itália, o de Ponta Delgada, na Região Autónoma dos Açores, e o de Edimburgo. A isto junta-se também o consulado de Douala, nos Camarões, o de Medan, na Indonésia, o de Durban, na África do Sul, e o de Busan, da Coreia do Sul.
O NYT refere também que o plano norte-americano inclui também a eliminação ou então a redução da presença na embaixada norte-americana em Mogadishu, na Somália, e o encerramento do centro de suporte em Baghdad, no Iraque, estando ainda prevista a redução de custos nos postos diplomáticos de Baghdad e Erbil, no Iraque. É ainda defendida a consolidação do suporte consular nos consulados do Japão e do Canadá.
Tagus Park – Edifício Tecnologia 4.1
Avenida Professor Doutor Cavaco Silva, nº 71 a 74
2740-122 – Porto Salvo, Portugal
online@medianove.com